Muitas empresas se viram obrigadas a adaptar a forma como realizam suas comunicações internas durante a pandemia, como o desafio de unir diversas plataformas em um exemplo de crossmedia.
Um dos casos é a empresa alemã Covestro. A sede da companhia no Brasil expandiu sua TV Corporativa, levando-a também para o Microsoft Teams – plataforma que une comunicação e colaboração e combina bate-papo, videoconferências, armazenamento de arquivos e integração no local de trabalho.
Com a pandemia, assim como ocorreu em várias outras companhias, os colaboradores da Covestro passaram a trabalhar no sistema home office. O novo formato de trabalho motivou a busca de uma ferramenta que pudesse manter a comunicação realizada a partir das telas da TV Corporativa durante o período sem presença física no escritório. “Com os colaboradores trabalhando remotamente, a necessidade de manter o time engajado para os temas centrais da empresa se tornou um desafio ainda maior”, afirma Thais Sabino, gerente de comunicação da Covestro Brasil.
Como a TV Covestro é uma das principais fontes de informações de seus colaboradores, a empresa e a Wide concentraram esforços na seleção dos conteúdos mais relevantes para publicação também na plataforma da Microsoft. “Apesar de termos uma newsletter de disparo semanal, o formato não dá vazão a todo o conteúdo necessário”, diz Thais.
A ideia, em suma, é aproveitar as principais vantagens de cada canal: o acolhimento e a capacidade de comunicar de forma direta da TV, sem exigir qualquer tipo de ação por parte do colaborador e manter sua audiência, e a possibilidade de interação com o conteúdo no Teams.