A sensação de felicidade e bem-estar que experimentamos é resultante de reações químicas disparadas por nosso cérebro. Para que isso aconteça, precisamos da ajuda de quatro substâncias químicas naturais que hoje são popularmente chamadas de “quarteto da felicidade”: endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina.
A pesquisadora Loretta Breuning, autora do livro “Habits of a happy brain” (em tradução, “Hábitos de um cérebro feliz”) e professora da Universidade Estadual da Califórnia, estuda formas de ativar esses hormônios neurotransmissores por meio de práticas saudáveis, sem drogas ou substâncias nocivas.
Conheça essas substâncias mágicas e saiba como fazê-las trabalhar a seu favor:
Endorfina
As endorfinas são uma espécie de analgésico natural. Elas proporcionam uma euforia capaz de mascarar até a dor física e induzem uma boa sensação de felicidade, entre diversos outros benefícios.
Como ter uma “injeção” do hormônio:
- Comer chocolate e alimentos picantes
- Fazer atividade física
- Assistir a filmes emocionantes
Oxitocina
Chamada de “hormônio dos vínculos emocionais”, a oxitocina é um componente fundamental na construção da confiança e no desenvolvimento de relacionamentos.
Como ter uma “injeção” do hormônio:
- Abrace pessoas queridas (durante a pandemia, só os que moram com você, ok?)
- Brinque com um bichinho
- Dê um presente e elogie pessoas queridas
- Sorria e receba sorrisos
Dopamina
Tida como “mediadora do prazer” e hormônio do prazer, a viciante dopamina é a principal responsável pelo coração acelerado dos apaixonados. Ela funciona com uma lógica de recompensa e, por isso, garante a motivação para realizar determinadas atividades.
Como ter uma “injeção” do hormônio:
- Faça uma lista de tarefas e tente cumprir todas (se conseguir algumas, já vale!)
- Celebre as pequenas vitórias do dia a dia
- Pratique o autocuidado
Serotonina
Se você está de bom humor neste exato momento, uma das grandes responsáveis por isso é a serotonina. Esse neurotransmissor é fundamental para o bem-estar mental e um poderoso aliado no combate à depressão.
Como ter uma “injeção” do hormônio:
- Relembre momentos felizes
- Faça exercícios ao ar livre
- Tome um solzinho
- Receba uma massagem