Sabemos que a qualidade de vida é essencial para um bom aproveitamento pessoal e rendimento profissional. A rotina de trabalho ao longo do tempo é bem desgastante, até porque os colaboradores passam longas horas sentados, com hábitos repetitivos e posturas incorretas.
Pensando nisso, a profissional de educação física Fernanda Barbosa, destaca que a ginástica laboral é um exercício de curta duração indicado e específico para o local de trabalho. A sessão visa promover o bem-estar e a promoção da saúde, o que nos influencia a adotar hábitos de vida mais saudáveis.
‘’A prática pode ser realizada antes do expediente de trabalho, o que chamamos de ginástica laboral preparatória, durante o trabalho, conhecida como ginástica laboral compensatória, e após o expediente, o que chamamos de ginástica laboral de relaxamento, podendo ser executada numa frequência de três vezes na semana, aproximadamente. Vale ressaltar que não há uma regra! A frequência de sessões de ginástica laboral deve ser estabelecida de acordo com a dinâmica e organização da equipe ou empresa’’, alerta Fernanda.
A especialista ainda cita alguns dos inúmeros benefícios da prática, como a prevenção de doenças laborais e consequentemente diminuição dos afastamentos médicos, alívio das tensões, redução do cansaço no final do expediente, melhoria no condicionamento físico e, com isso, a redução do sedentarismo, benefícios fisiológicos relacionados aos sistemas cardíaco, respiratório e esquelético, além de contribuir para a melhora da consciência corporal.
A profissional também enfatiza que há uma melhora na autoestima e aumento da produtividade, favorecendo o bem-estar mental e emocional e minimizando o estresse.
A prática é indicada para todos os funcionários da organização por ser de baixa intensidade e sem contraindicações. Vamos nos movimentar?