Método OKR e os benefícios para seu negócio

Os Objectives and Key Results (OKR) ganham espaço no mundo corporativo por serem práticos e visualizáveis

Em um mundo altamente competitivo e ainda assimilando todas as mudanças que a pandemia de Covid-19 trouxe às vidas das pessoas e, consequentemente, às empresas, um modelo de gestão chama cada vez mais a atenção: o OKR.

⮞ O que é OKR?

OKR é a sigla para Objectives and Key Results, ou no bom e velho português, “Objetivos e Resultados-Chave”. É um método que faz a mescla entre as metas a serem alcançadas e a forma de mensurar o sucesso (ou insucesso) desses objetivos.

John Doerr, um dos investidores do Google, definiu a fórmula para estabelecimento de metas da seguinte forma:

  • Eu vou” (Objetivo) – declaração resumida da direção que a empresa deve seguir.
  • Medido por” (Resultados-Chave) – metas factíveis e que influenciam diretamente no objetivo, conforme vão sendo alcançadas.Na prática, os objetivos servem  para tornar claro o que se deve buscar, mas também para manter todos engajados em uma missão. Já os resultados-chave são metas “menores” que vão somando forças ao objetivo principal, ajudando no passo a passo do que precisa ser conquistado. Normalmente usa-se de dois a cinco KRs para cada objetivo. Dessa forma fica mais fácil de ir cumprindo as tarefas rumo ao destino esperado.

⮞ Curiosidades sobre a origem

Embora o responsável pela popularização do modelo tenha sido o Google, o criador dessa metodologia foi o ex-CEO da Intel, Andrew S. Grove.

Em 1999, porém, tudo ganhou outra proporção. Ao redor de uma mesa de tênis de mesa estavam todos os funcionários do ainda embrionário Google, quando John Doerr, investidor da empresa, apresentou o método.

De lá para cá é história, e o Google passou de cerca de 40 pessoas e mais de 85 mil funcionários e presença ao redor de todo o globo.

 

⮞ Os benefícios do OKR

Por serem metas devidamente separadas e inseridas em um período mais curto, fica mais fácil corrigir erros e fazer ajustes de rotas. Além de tudo, é mais fácil de monitorar o passo a passo de cada etapa.

Clareza e simplicidade são pontos estratégicos para que os objetivos e resultados-chave andem de mãos dadas. Dessa forma, você ainda consegue um maior engajamento de seu time de funcionários.

 

Por: Paulo Faria

Redação

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