ASG: comunicando a sustentabilidade

Como converter o impacto positivo do desenvolvimento sustentável em mensagens que engajam

A combinação de três simples letras está no cerne de um movimento que promete mudar para sempre o mundo empresarial. A sigla ESG, em inglês, ou ASG, em português, representa nada mais que Ambiental, Social e Governança Corporativa, os três pilares fundamentais para a incorporação de critérios sustentáveis em todas as atividades das empresas.

Hoje, sabe-se que colocar em prática iniciativas nesse sentido é mais do que um ato de consciência em prol do planeta e das pessoas: é uma estratégia de mercado que pode aumentar o valor das marcas. E, pouco a pouco, tem se tornado uma exigência por parte de todos os stakeholders das companhias, dos investidores aos consumidores, passando, claro, pelos colaboradores.

Portanto, além de se adequar aos critérios de sustentabilidade, gerando impacto positivo no mundo e na sociedade, é importante saber como se comunicar de maneira assertiva sobre essas ações.  Afinal, é como dizem por aí, “o que é bonito tem de ser mostrado”.

Tudo começa no desenho de uma estratégia de comunicação que tenha clareza acerca das motivações de sua audiência. Esse mapeamento servirá como base para a criação de mensagens que ressoem com os anseios dos públicos a serem atingidos.

E quanto aos canais e formatos utilizados para divulgar os conteúdos? Antes, vale a pena considerar adotar uma abordagem humanizada e descomplicada, que seja capaz de, a um só tempo, informar, despertar interesse e gerar engajamento.

Com isso em mente, há diversas possibilidades para materializar a comunicação. E, por que não seguir com um mix de formatos? Assim, é possível explorar as principais vantagens de cada um deles.

A TV corporativa pode canalizar as ações de ASG e mensagens, garantindo que elas sejam entregues com clareza ao colaborador. Já o podcast, por exemplo, pode ser uma ótima ferramenta para conversar tanto com o público interno quanto com o externo, usando uma linguagem acessível para aproximar a audiência do assunto. E, se a ideia é aproximar e engajar, interatividade não pode faltar: games, quizzes, vídeos interativos, entre outros, são tendência e sucesso na comunicação com funcionários. Outra possibilidade é usar e abusar de conteúdos compartilháveis, como gifs, templates, filtros, stickers e por aí vai.

Com todos esses recursos à disposição, a comunicação ganha um papel decisivo e agrega valor aos esforços de ASG desenvolvidos pelas empresas.

Aproveitando a oportunidade de falar sobre sustentabilidade e nosso futuro neste planeta tão incrível, confira abaixo os stickers que preparamos para reforçar a conscientização a respeito do assunto. Gostou? Peça para nosso time de relacionamento ao cliente 😉

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