Bem-vindo a bordo: já pensou sobre onboarding?

Acolhida a novos colaboradores ganha destaque na estratégia de comunicação corporativa

Já ouviu falar que “a primeira impressão é a que fica”? No mundo corporativo, isso tem sido cada vez mais levado a sério. A prova está na importância dada ao onboarding, que é o acolhimento dos novos colaboradores nos primeiros dias ou semanas. Segundo estudos, um olhar atento ao onboarding aumenta o engajamento, reduzindo em até 87% as chances de um funcionário deixar a empresa.

Mais que focar no job description e na execução de tarefas, o onboarding reforça a importância da pessoa dentro da empresa e foca na integração dela ao ambiente para que a jornada seja positiva. E isso envolve uma estratégia de comunicação diferenciada, com um olhar para a experiência desses novos funcionários.

Não existe receita de bolo, mas sim um olhar estratégico para a realidade e momento de cada empresa. Aqui na Wide, sempre pensamos no onboarding em conexão com a experiência do colaborador. Para isso, mapeamos e construímos jornadas direcionadas a momentos de transformação e impacto positivo nas pessoas, sempre de olho em como conectá-las à cultura da empresa.

● Acolhimento
● Conexões
● Processos
● Cultura e processos

Esses quatro touchpoints ajudam as pessoas a se sentirem à vontade e integradas à equipe de maneira prática, resultando em mais bem-estar e em um maior desempenho no dia a dia.

Um exemplo disso é a Mondelèz. Para a gigante dos snacks, criamos uma jornada integrada que olhasse para desde a chegada dos novos membros ao time, até sua integração total à cultura da empresa. Para isso, criamos diversos desdobramentos, da identidade visual da campanha de onboarding a um hotsite interno com tudo que os novos funcionários precisavam saber, passando por vídeos e até mesmo um livro de receitas, em que os próprios funcionários pensaram em sabores que tinham tudo a ver com suas carreiras.

Essas são apenas algumas ideias de como, com uma estratégia de comunicação diferenciada, é possível ser muito mais próximo e aderente na hora de integrar alguém ao seu time e a sua cultura.

Que tal colocar isso em prática na sua empresa e proporcionar uma experiência completa aos seus colaboradores?

Entre em contato com a gente e veja os resultados de um bom onboarding na prática.

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