Capacitação dos colaboradores: um diferencial e tanto

A cada dia que passa, empresas percebem a importância de investir na educação de seus funcionários. Prática é tendência para os próximos anos

Dia 28 de abril é uma data importante para, pelo menos, 164 países do mundo: é o Dia Mundial da Educação. Instituída no Fórum Mundial em Dakar, no Senegal, a data visa trazer à tona a importância do aprendizado constante em todos os níveis: escolar, social e familiar.

Investindo em nosso primeiro cliente: o colaborador

A pandemia mudou o cenário e colocou empresas, colaboradores e instituições de ensino no modelo remoto de trabalho e aprendizado, e, nesse momento de reinvenção, é importante ficar de olho nas tendências de um mundo mais dependente de conhecimento.

Um caminho que vem sendo trilhado e rendendo bons frutos para as companhias são as universidades corporativas, que capacitam seus funcionários sobre diversos assuntos, desde regras de compliance e boas práticas até questões técnicas para performance de resultados.

 

Vantagens da capacitação ao seu time:

  • Amplifica escopo de trabalho – Aquela máxima que “conhecimento gera conhecimento” é muito clara nesse ponto, pois quanto mais o colaborador souber sobre a empresa e sobre o serviço que exerce, mais chances ele terá de pensar em novas e mais eficientes soluções;

 

  • Melhora resultados – É inevitável que os resultados das entregas da empresa sejam melhorados gradativamente. Quanto mais conhecimento sobre a teoria e prática do serviço, maior o nível de exigência e, por fim, maiores possibilidades de um produto final mais ajustado ao padrão de excelência;

 

  • Motiva funcionários – Nada é mais importante para uma empresa do que o colaborador motivado. Se devidamente estimulado pelo conhecimento, o funcionário se motiva a ser o melhor no que faz e expande suas concepções para pensar “fora da caixinha”;

 

  • Preocupação da empresa para os colaboradores – O mundo caminha hoje para o lugar em que as companhias que valorizam seus colaboradores ganham ainda mais destaque e engajamento. Oferecer conhecimento para além do ofício imediato é uma das mais poderosas formas de mostrar que a companhia valoriza o ser humano como um todo;

 

  • Cuidado com o futuro do país e da própria companhia – Uma empresa que quer prosperar precisa visar um país também próspero e a melhor forma de fazer isso é gerando e distribuindo conhecimento por todas as camadas hierárquicas da companhia.

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