Home
>
Comunicação
>
Comunicação interna se destaca na retomada às atividades
Comunicação interna se destaca na retomada às atividades
Solução pode passar noções de acolhimento e segurança para os colaboradores
A situação atual trouxe mudanças em diversos setores. Na área corporativa, empresas apostam em soluções e conteúdos que passam noções de acolhimento e segurança para uma retomada gradual, e é nesse contexto que o papel da comunicação se torna ainda mais importante.
Além do objetivo habitual, a Comunicação Interna assume outras características. Segundo Luciana Baroni, Coordenadora de Relacionamento da Wide Digital, essa é a principal dinâmica que uma companhia pode usar neste momento para que o colaborador entenda as mudanças e a forma como a mensagem é passada deve ser levada em consideração:
- É necessário usar uma linguagem adequada à assimilação da informação, remetendo conforto e acolhimento. É importante que cada empresa saiba se comunicar com mensagens verdadeiras, alinhadas aos conceitos de segurança e conforto, para minimizar os efeitos de informações desencontradas e a chamada “rádio corredor”, que pode levar o colaborador a acreditar em mensagens que não condizem com a realidade que a companhia está vivendo – diz.
Vale mencionar que uma empresa que opta por não se comunicar de forma aberta dá margem a boatos imprecisos e passa a sensação de insegurança ao time. Com isso, para transmitir essa segurança, o conteúdo da mensagem deve ser bem pensado. De acordo com Luciana, alguns pilares podem ser trabalhados neste momento:
- Estamos sugerindo 3 pilares que costumam gerar aderência entre os colaboradores: os que tranquilizam sobre as medidas de segurança que a companhia está implementando; os que desejam boas-vindas aos que retornam aos escritórios e agradecem os que se mantiveram na linha de frente, mesmo correndo riscos; e os que explicam como a empresa está se preparando para o futuro, para driblar incertezas – indica.
Ainda sobre a importância da CI neste cenário, a profissional também destaca que a linguagem correta e assertiva estimula boas práticas e reduz o estresse do colaborador ligado a atividades rotineiras.