Do Google para seu projeto: uma apresentação à metodologia Design Sprint

Série de processos criada por ex-funcionário do Google traz agilidade e eficiência aos projetos

Tirar uma hipótese do papel e transformá-la em um protótipo utilizável, com o recebimento de feedback – tudo isso em cinco dias. Esta é a proposta da metodologia Design Sprint.

Criada por Jake Knapp, ex-designer do Google e autor do livro “Sprint”, a metodologia é baseada na criação de um grupo multidisciplinar que se reúne para conceituar e tangibilizar uma ideia em apenas cinco dias.

Cada dia desse curto período de tempo é dedicado a uma etapa do processo. Um modelo padrão pode seguir uma estrutura semelhante a essa:

Dia 1: Unpack (Definição) – Identificação e alinhamento do problema e definição do ponto prioritário a ser atacado.

Dia 2: Sketch (Divergência) – Realização de uma espécie de brainstorming com foco em divergência. Cada participante busca soluções alternativas para o problema.

Dia 3: Decide (Decisão) – Previsão de retorno de cada sugestão, considerando a viabilidade de prototipar e testar a ideia até o final do prazo.

Dia 4: Prototype (Prototipação) – Realização prática da ideia. Importante: o objetivo não é ter um produto pronto, e sim um protótipo de média a alta fidelidade.

Dia 5: Test (Teste e validação) – Teste e apresentação do protótipo ao cliente, que interage e contribui com feedback em tempo real. Ao fim do dia, é possível fazer melhorias e descartar elementos desnecessários.

 

Marcado pela versatilidade e ideal para projetos dinâmicos, o Design Sprint agrega agilidade e otimização de fluxos a projetos de diferentes tipos. Por características como essas, a metodologia vem sendo adotada por empresas de todo o mundo. Já tem até cliente Wide usando! A Visa aplicou em projetos recentes e registrou resultados muito positivos.

Quer saber mais sobre a metodologia que vem ganhando cada vez mais espaço no universo corporativo e saber como (e se é possível) aplicá-la na realidade da sua empresa? Clique na imagem abaixo para conferir a apresentação que preparamos e fique por dentro!

Materias Anteriores

Acolhida a novos colaboradores ganha destaque na estratégia de comunicação corporativa
Conflitos saudáveis podem fazer bem à empresa – se gerenciados corretamente pelos líderes
Pacote de conteúdos da Wide Digital apoia empresas a reforçarem campanha junto a seus colaboradores
Usamos cookies, próprios e de terceiros, para melhorar a sua experiência de navegação. Se seguir navegando sem modificar a configuração do seu navegador, consideramos que aceita seu uso.