Equipe engajada & ferramentas colaborativas: seu gerenciamento de tarefas é o melhor para seu time?

Mesmo num futuro (cada vez mais próximo) de realidade híbrida, ter as ferramentas certas é fundamental para manter a engrenagem em pleno funcionamento

Desde o início da pandemia, em março de 2020 no caso do Brasil, o mundo precisou urgentemente se adaptar em todos os sentidos: desde a forma como se relaciona com a própria higiene, até o convívio com a família e o trabalho.

E quando se fala em trabalho, sobretudo aqueles que migraram de uma rotina diária de troca e olho no olho para uma realidade virtual e, digamos, mais fria, gerir equipes diversas com foco em cuidar do equilíbrio (mental e produtivo), mantendo as equipes engajadas e inseridas nos fluxos é um desafio constante.

Algumas ferramentas vêm facilitando muito essa gestão, e hoje trouxemos uma reflexão sobre duas delas, bem populares em nossos clientes: Asana e Trello.

Os dois softwares cumprem o que prometem: agilidade para o trabalho em equipe e uso tanto gratuito quanto pago, que depende do total de pessoas que utilizarão. Ambos têm interface simples e objetiva, e por que não dizer divertida.

Eles têm funções como lista de tarefas e prazos, calendários e adição de colegas ou grupos de trabalho. Há ainda a possibilidade de comentários que facilitam a interação das equipes. Neste ponto o Asana leva vantagem por oferecer um conjunto maior de recursos, mas no pacote pago.

 

Uso fácil

Na disputa pela facilidade o Asana oferece funções mais completas, porém gera uma certa dificuldade para quem se depara pela primeira vez com a ferramenta. Já o Trello aposta no apelo visual e se parece com uma estrutura de post-it, em que cada cartão deve ser desempenhado por alguém da equipe.

Na interação com outros dispositivos o Asana sai na frente, já que permite conectar a conta do usuário e até do time inteiro com mais de 50 sites. Na lista estão Google Sheets e o Google Calendar.

Mas o Trello também não fica atrás com algumas funções, como uso do Giphy, Join.me e Hangouts para videoconferências. Na comparação com seu concorrente, o Trello oferece somente 30 interações com sites externos.

 

Custo x benefício

Tanto Asana quanto Trello oferecem as versões gratuitas ou pagas – cobradas em dólar e referente a cada usuário. Mas existem ainda planos personalizados para grandes empresas e com custos mais acessíveis. Vale a pena pesquisar!

 

Por: Tiago Penteado

Redação

Materias Anteriores

Uma dicção ruim pode impactar a vida de uma pessoa desde cedo
Como garantir diversidade e a equidade no trabalho remoto e híbrido
Motivação é a temperatura emocional coletiva de uma equipe. Ela representa a atitude, confiança e perspectiva do grupo
Usamos cookies, próprios e de terceiros, para melhorar a sua experiência de navegação. Se seguir navegando sem modificar a configuração do seu navegador, consideramos que aceita seu uso.