Sempre acreditei que o ócio criativo pudesse nos “transportar” para lugares inimagináveis e, na realidade em que vivemos, todo dia algo novo muda o curso dos nossos pensamentos e esses lugares inimagináveis se tornam cada vez mais palpáveis. Os desafios que enfrentamos no último ano, como a mudança de rotina de trabalho e inserção de novas ferramentas e tecnologias no dia a dia, nos colocaram em um processo de reinvenção constante para nos adaptarmos ao novo momento.
Inovar é um elemento-chave para sobrevivência, mas a cultura dentro do ambiente corporativo, se não estimulada de maneira que a inovação possa acontecer, se torna uma grande barreira. Sem estímulos e gestão de recursos corretos, a criatividade – fator-chave para inovação – pode não encontrar caminhos para fluir.
Ser criativo é um processo individual que vem a partir de repertório, vivências, cultura e informações consumidas – inclusive aquela série a que assistiu no final de semana. Estimular a criatividade é muito importante para lidarmos com as mudanças e indispensável no crescimento das empresas. Dar espaços a novas ideias e opiniões nunca foi tão necessário!
Pelo caminho das pedras
Uma cultura criativa valoriza e incentiva o talento dos times. Nela, é importante conter elementos que estimulem a criação do repertório, como uma estratégia de conteúdo que traga informações que “transportem” a equipe para fora do corporativo, alimentando a “base de dados” de cada indivíduo e gerando novas perspectivas e olhares para as soluções.
Fomentar a interdisciplinaridade nas equipes, envolvendo projetos e pessoas com diferentes especialidades e vivências, além de promover a colaboração e troca de conhecimentos, também traz diversificação de ideias. Ter uma comunicação aberta e transparente, em um ambiente seguro e livre de julgamentos, com foco na resolução de problemas é essencial para que tudo isso funcione e a equipe priorize o desenvolvimento das soluções.
Se você está no papel de líder, reconheça os esforços da equipe como elemento de motivação. Cultive o sentimento de pertencimento e um ambiente flexível e comunicativo para estimular a expressão criativa. Estar atento a esses pontos irá gerar resultados que sejam, ao mesmo tempo, competitivos no mercado e inspiradores para as equipes na construção do futuro.
* Pós-graduada em Design Estratégico, é designer e líder de equipe criativa na Wide SP