Atualmente, muitas pesquisas apontam para uma tendência de mercado: o Gamification (ou Gamificação) está em alta!
Sabia que fãs de jogos eletrônicos no Brasil são adultos entre 25 e 54 anos, onde 35% moram com os filhos e o cônjuge? Os dados são da pesquisa da Games Brasil 2019 que mostra o crescimento do setor no País. No mesmo ano, o mercado global de gamificação era de US$ 6,33 bilhões e está com projeção de atingir US$ 37 bilhões em 2027, de acordo com a Fortune Business Insights!
O Gamification está tomando também os ambientes corporativos!
Então, que tal trazer esse nível de engajamento também pra sua empresa?
Games x Gamification (Gamificação)
Ambos trazem muito engajamento, são motivadores e oferecem recompensas, mas existe diferença entre eles. Você sabe qual?
Os games, ou jogos, tem como objetivo o entretenimento. É um recurso que você utiliza para a descompressão, como método de relaxamento.
O Gamification utiliza uma estratégia que une o design descompressivo e envolvente dos games bem como sua mecânica, mas para uma perspectiva dos negócios, para aplicação em processos. Ele traz a lógica e elementos dos games para o cotidiano da companhia e pode melhorar ainda mais os resultados, alinhados à Comunicação Interna. Além disso, traz à cultura da empresa o feedback voluntário!
Como fazer?
Não basta criar jogos, deve-se aplicar a lógica dos games pra transformar a experiência do colaborador! Pra realizar um bom gamefication, trace um planejamento pra identificar seu público e entenda qual é o seu objetivo com os resultados do jogo.
Dica: capriche na recompensa! Assim como nos games, quanto maior a dedicação aplicada ao jogo, maior será a recompensa! A pontuação pode ser um ranking na empresa ou até memso recompensas reais. Não há limite pra criatividade! Dependerá dos seus recursos disponíveis.
Quer testar o conhecimento dos colaboradores quanto a Missão e Valores do seu negócio? Uma pesquisa de satisfação? Testar conhecimentos sobre segurança do trabalho? Aplique Gamification!
O mercado está sendo preenchido diariamente com gerações que estão cada vez mais ligadas à tecnologia e games. A relação dos jogos com o lazer pode ser utilizada na sua empresa e atrair bons resultados.
Que tal se reinventar? Clique aqui e veja um teaser dos cases desenvolvidos pelo time inspirado da Wide!
Aproveite e compartilhe seus desafios com a gente para que possamos te ajudar a dar um start nessa ideia! ; )
Por: Gislene Gouvea
Redação