Gamificação na comunicação: subindo de fase no engajamento do time

Método estimula a participação orgânica dos colaboradores, o aprendizado, o sentimento de conquista e a competitividade saudável

Atualmente, muitas pesquisas apontam para uma tendência de mercado: o Gamification (ou Gamificação) está em alta!

Sabia que fãs de jogos eletrônicos no Brasil são adultos entre 25 e 54 anos, onde 35% moram com os filhos e o cônjuge? Os dados são da pesquisa da Games Brasil 2019 que mostra o crescimento do setor no País. No mesmo ano, o mercado global de gamificação era de US$ 6,33 bilhões e está com projeção de atingir US$ 37 bilhões em 2027, de acordo com a Fortune Business Insights!

O Gamification está tomando também os ambientes corporativos!

Então, que tal trazer esse nível de engajamento também pra sua empresa?

 

Games x Gamification (Gamificação)

Ambos trazem muito engajamento, são motivadores e oferecem recompensas, mas existe diferença entre eles. Você sabe qual?

Os games, ou jogos, tem como objetivo o entretenimento. É um recurso que você utiliza para a descompressão, como método de relaxamento.

O Gamification utiliza uma estratégia que une o design descompressivo e envolvente dos games bem como sua mecânica, mas para uma perspectiva dos negócios, para aplicação em processos. Ele traz a lógica e elementos dos games para o cotidiano da companhia e pode melhorar ainda mais os resultados, alinhados à Comunicação Interna. Além disso, traz à cultura da empresa o feedback voluntário!

 

Como fazer?

Não basta criar jogos, deve-se aplicar a lógica dos games pra transformar a experiência do colaborador! Pra realizar um bom gamefication, trace um planejamento pra identificar seu público e entenda qual é o seu objetivo com os resultados do jogo.

Dica: capriche na recompensa! Assim como nos games, quanto maior a dedicação aplicada ao jogo, maior será a recompensa! A pontuação pode ser um ranking na empresa ou até memso recompensas reais. Não há limite pra criatividade! Dependerá dos seus recursos disponíveis.

Quer testar o conhecimento dos colaboradores quanto a Missão e Valores do seu negócio? Uma pesquisa de satisfação? Testar conhecimentos sobre segurança do trabalho? Aplique Gamification!

O mercado está sendo preenchido diariamente com gerações que estão cada vez mais ligadas à tecnologia e games. A relação dos jogos com o lazer pode ser utilizada na sua empresa e atrair bons resultados.

Que tal se reinventar? Clique aqui e veja um teaser dos cases desenvolvidos pelo time inspirado da Wide!

Aproveite e compartilhe seus desafios com a gente para que possamos te ajudar a dar um start nessa ideia! ; )

 

Por: Gislene Gouvea

Redação

Materias Anteriores

Acolhida a novos colaboradores ganha destaque na estratégia de comunicação corporativa
Conflitos saudáveis podem fazer bem à empresa – se gerenciados corretamente pelos líderes
Pacote de conteúdos da Wide Digital apoia empresas a reforçarem campanha junto a seus colaboradores
Usamos cookies, próprios e de terceiros, para melhorar a sua experiência de navegação. Se seguir navegando sem modificar a configuração do seu navegador, consideramos que aceita seu uso.