Sessenta alunos da unidade de Cubatão da Faculdade de Medicina da São Judas estão dando exemplo de profissionalismo na luta contra o coronavírus. Os estudantes do 1º e 2º ano estão atuando como voluntários no pronto-socorro e no hospital municipal da cidade durante a pandemia de Covid-19.
Eles se inscreveram voluntariamente no programa criado pelo Ministério da Saúde, em parceria com prefeituras e universidades do País, para o enfrentamento da doença, e atuam em diversas frentes, fora do horário de suas aulas (que seguem on-line).
Durante o voluntariado, os futuros médicos se dedicam a procedimentos fundamentais para o atendimento de pacientes contaminados pelo vírus e também de alas não-Covid.
Essa ajuda tem sido fundamental para aliviar o sistema de saúde do município, especialmente porque os profissionais da saúde que são contaminados devem ficar ao menos 14 dias longe de suas funções, gerando lacunas que dificultam o gerenciamento de toda a demanda hospitalar da região.
Pelo empenho exemplar, os alunos receberão ao término do programa de voluntariado um certificado. Porém, mais que isso, eles terão deixado um exemplo a ser seguido e uma inspiração a quem luta para minimizar os efeitos da pandemia.