Já são quase 30 milhões* de brasileiros consumindo podcasts todos os meses. A cada novo play, o formato se consolida como um canal de alcance sólido e flexível.
Com a possibilidade de consumo sob demanda, num cenário de adaptação a uma vida multitarefa, os conteúdos em áudio tornaram-se uma ferramenta curinga para atingir os públicos.
A versatilidade de gêneros também é um plus dos podcasts: na comunicação interna, os formatos são escolhidos de olho na estratégia mais aderente, tanto pelo perfil do público quanto pelo tipo de conteúdo. Debates com líderes, reportagens com entrevistas e especialistas, podcasts informativos para reforçar mensagens ou cultura interna, e até mesmo formatos de ficção, abordando temas mais densos ou delicados que, por meio da trama, promovem debates e reflexões.
Como exemplo de conteúdo corporativo, a área de Responsabilidade Socioambiental da Porto Seguro lançou em junho o primeiro episódio de uma série de podcasts voltados para a sustentabilidade. Por tratar-se de um tema de interesse amplo, o material está disponível no Spotify (veja mais sobre este conteúdo aqui). Segundo dados da Pesquisa Globo Podcast, 49% das pessoas buscam este formato para aprender mais sobre um determinado assunto, e 48% para se informar das notícias e novidades.
Para empresas que preferem manter o conteúdo restrito aos colaboradores, os episódios podem ser disponibilizados em links na intranet ou mídias em áudio dentro de redes sociais corporativas. O mais importante é que o conteúdo seja abordado sempre de forma leve, quase que um bate-papo, para que a conexão aconteça e o público sempre volte para dar o play.
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*Dados da Iniciativa Sintonia com a Sociedade, da Globo, divulgado em abril de 2021