Para todos os ouvidos: podcasts continuam em ascensão na comunicação interna e externa

Empresas têm investido e aproveitado a dinâmica do formato para gerar conversas mais horizontais, informar audiências diferentes e criar diálogos mais próximos das pessoas

Já são quase 30 milhões* de brasileiros consumindo podcasts todos os meses. A cada novo play, o formato se consolida como um canal de alcance sólido e flexível.

Com a possibilidade de consumo sob demanda, num cenário de adaptação a uma vida multitarefa, os conteúdos em áudio tornaram-se uma ferramenta curinga para atingir os públicos.

A versatilidade de gêneros também é um plus dos podcasts: na comunicação interna, os formatos são escolhidos de olho na estratégia mais aderente, tanto pelo perfil do público quanto pelo tipo de conteúdo. Debates com líderes, reportagens com entrevistas e especialistas, podcasts informativos para reforçar mensagens ou cultura interna, e até mesmo formatos de ficção, abordando temas mais densos ou delicados que, por meio da trama, promovem debates e reflexões.

Como exemplo de conteúdo corporativo, a área de Responsabilidade Socioambiental da Porto Seguro lançou em junho o primeiro episódio de uma série de podcasts voltados para a sustentabilidade. Por tratar-se de um tema de interesse amplo, o material está disponível no Spotify (veja mais sobre este conteúdo aqui). Segundo dados da Pesquisa Globo Podcast, 49% das pessoas buscam este formato para aprender mais sobre um determinado assunto, e 48% para se informar das notícias e novidades.

Para empresas que preferem manter o conteúdo restrito aos colaboradores, os episódios podem ser disponibilizados em links na intranet ou mídias em áudio dentro de redes sociais corporativas. O mais importante é que o conteúdo seja abordado sempre de forma leve, quase que um bate-papo, para que a conexão aconteça e o público sempre volte para dar o play.

Ficou interessado em entender mais sobre podcasts para endomarketing? Entre em contato com a gente e conheça mais sobre esse e outros projetos desenvolvidos pelo nosso time!

 

*Dados da Iniciativa Sintonia com a Sociedade, da Globo, divulgado em abril de 2021

Ouvintes de podcast no Brasil

2019 – 21 milhões de brasileiros
2020 – 28 milhões de brasileiros (57% começaram a ouvir podcasts na pandemia)

Fonte: Pesquisa Globo Podcast, out/2020

Por: Gisele Franchini

Gerente de Conteúdo

Materias Anteriores

Postergar as obrigações atrapalha a vida profissional e pessoal. Resolva já!
Transforme confusões no time em oportunidades de crescimento
Modelo pode auxiliar no desenvolvimento de líderes
Usamos cookies, próprios e de terceiros, para melhorar a sua experiência de navegação. Se seguir navegando sem modificar a configuração do seu navegador, consideramos que aceita seu uso.