Você tem ou já teve algum tipo de desentendimento no trabalho? Se a resposta for “não”, saiba que você é a exceção da regra.
De acordo com um estudo da CPP, 85% dos funcionários de todos os níveis relatam ter de lidar com conflitos na empresa – sendo que 29% dizem enfrentar situações desse tipo “sempre” ou “frequentemente”.
Não há motivo para pânico, entretanto. O conflito, até certo ponto, é “fundamental para nosso crescimento intelectual, emocional e moral”, como ressalta a socióloga e escritora Christine Carter.
Para colher os frutos de conflitos saudáveis, o líder deve gerenciar a equipe com eficácia. Por isso, separamos alguns insights interessantes do estudo que podem inspirar decisões melhores:
#1 – Nada como a clareza
Boa parte dos conflitos surgem de ruídos de comunicação. Outro pecado capital que pode servir de estopim de confusões é a falta de transparência. Portanto, garanta que seu time esteja ciente sobre as justificativas que motivaram as decisões da empresa. Isso irá ajudar a amenizar o descontentamento por eventuais desacordos.
#2 – Treino
Abraçar o conflito é o primeiro passo para extrair o melhor dele. Promover treinamentos reposicionando o conflito como algo valioso, em vez de algo a ser suprimido ou evitado, além de preparar os líderes para a condução de conversas potencialmente difíceis, é um processo imprescindível.
#3 – É com você, sim
A atitude “não é comigo” não vai ser nada benéfica aqui. Observar desentendimentos sem agir é como assistir a um pequeno incêndio sem intervir. Os líderes devem incentivar seu pessoal a expressar suas diferenças e agir, de maneira aberta e sincera, quando for necessário.
#4 – Tempos sombrios
Quanto mais difíceis os tempos, mais energia deve ser investida. É urgente falar e, mais importante, ouvir. Algumas perguntas que devem ser feitas:
- As pessoas são recompensadas por contribuir individualmente ou por trabalharem juntas em equipes, em direção a um objetivo comum?
- Todos têm chance de contribuir com suas ideias de maneira positiva?
- Os líderes constroem relacionamentos com todos os seus funcionários?
#5 – Um por todos, todos por um
Após a resolução de um conflito, é importante que o líder se certifique de que todos se sintam responsáveis pela “conquista”. Essa responsabilidade confere autonomia aos funcionários e também ajuda a despertar a mentalidade necessária a futuros líderes.