Por Felipe Esrenko – Planejamento e Marketing Wide Digital
Depois de um ano marcado pela incerteza, 2021 começou com grande expectativa em relação ao futuro. Empresas e pessoas olham para o momento atual e buscam se adaptar ao novo contexto de desafios e oportunidades. E, para isso, as tendências são aliadas na hora de entender movimentos de mercados, sociedade, consumo e conteúdo, para, então, tomarmos decisões e conduzirmos nossas estratégias.
Como sabemos, a sobrecarga de informação também é uma tendência que vem marcando presença em nossas vidas há algum tempo. Pensando nisso, deciframos alguns relatórios e pesquisas para trazer uma curadoria de seis grandes tendências que vão dar o que falar neste 2021.
Criatividade open source
Formas colaborativas de criação de conteúdo
Criatividade tem tudo a ver com comunidade e engajamento. Marcas que buscam maneiras de facilitar a criatividade conectada com seu público tendem a se destacar no mercado. Uma maneira de alcançar isso pode ser disponibilizando ferramentas e ações criativas para o público de modo que haja cocriação e colaboração no engajamento.
Para o público interno, é cada vez mais necessária a tomada de decisões que levem em consideração a participação dos colaboradores.
Os espaços de trabalho continuam; eles apenas mudaram
Passados os primeiros meses de home office, as empresas e os profissionais puderam observar as vantagens e desvantagens dos escritórios em casa. No entanto, segundo relatório do World Economic Forum, apenas 20% da força de trabalho brasileira está habilitada ao modelo. Some isso ao fato de que, segundo a Microsoft, as lideranças sentiram uma queda de 19% na percepção da inovação no modelo remoto, e nós temos um mercado pronto para adaptar os espaços de trabalho físico ao novo momento. Modelos híbridos, com alguns dias em casa e outros no escritório, serão a cara dos próximos tempos.
O áudio continua forte
Se você esteve no planeta Terra nas últimas duas semanas, deve ter ouvido falar do Clubhouse. O aplicativo, por enquanto disponível apenas para iPhone, propõe a criação de salas de conversa virtuais que funcionam apenas por áudio. Quebrando o recorde de downloads do TikTok, a rede promete fortalecer ainda mais o papel do áudio nas comunicações, que já vem crescendo há anos, desde o advento dos podcasts. Fizemos uma matéria sobre isso. Clique aqui para ler.
Líderes, comuniquem-se!
Propósito e proximidade são pautas da comunicação corporativa há bastante tempo. O que 2020 trouxe foi uma necessidade de ressignificar o papel das lideranças na comunicação das empresas, fortalecendo valores e engajamento das pessoas em um tom mais “olho no olho”. Segundo relatório da Gallup, 80% dos profissionais gostariam de receber mais comunicações de seus líderes.
Sinalizações criativas
Para se adaptar ao novo contexto das cidades, os designers estão lançando sinalizações digitais criativas em espaços públicos, que comunicam os cuidados a serem tomados, estimulando a atenção ao mesmo tempo em que mantêm uma linguagem estética atrativa.
Minimalismo
Como disse Einstein: “tudo deve ser o mais simples possível, mas nunca mais simples do que isso”. A prova de que essa verdade continua se fazendo presente é que o minimalismo está mais forte do que nunca em design, conteúdo e na comunicação em geral. Com a capacidade de atenção cada vez mais reduzida, as pessoas tendem a se conectar mais quando a informação é mais fácil para ser assimilada. Na dúvida, vá direto ao assunto!
Bem-estar
Seguindo os movimentos de saúde de 2020, pautas de cuidado e bem-estar continuam em foco para as pessoas. Este ano, a grande aposta é nas conversas de saúde mental, com detalhes para boas práticas no trabalho, mais conversas, terapia, além de vivências que ajudem as pessoas a manter o equilíbrio, como meditação e Yoga.
Além disso, a atenção com o corpo não perde a vez e se mantém firme na busca por esportes, skin care e cuidados gerais com alimentação.
Fontes:
CISCO – 2021 Global Networking Trends Report
Accenture-Fjord – Trends-2021
Trendhunter – 2021 Trend Report
Target Group Index, 2020 – Kantar Ibope Media
Visier – HR People Strategies for an Uncertain Future 2021
Pinterest predictions, 2021
WGSN – Future Consumer 2021