Com o crescimento da pandemia de Covid-19, a rotina de diversas empresas foi alterada às pressas e o home office tem sido uma solução necessária.
Isso quer dizer que muitas delas não podem mais contar com ferramentas de comunicação interna tradicionais e eficazes, como murais e TVs corporativas, por exemplo, e estão movimentando intensamente outras ferramentas que anteriormente eram usadas como “apoio” de divulgação, como redes sociais e plataformas de intranet.
E foi assim que o aplicativo corporativo se tornou uma das formas de manter os colaboradores engajados e informados nesse período.
Acompanhando essa mudança de cultura corporativa, resolvemos analisar os dados de seis apps corporativos mobile e desktop de cinco clientes da Wide Digital para comprovar essa eficácia. Vale mencionar que foram considerados dois períodos: antes e durante a pandemia, com filtros de oito categorias.
O resultado mostra que, comparando-se todos os aplicativos, o uso da ferramenta vem sendo extremamente positivo. A análise mostrou crescimento em todas as categorias:
- O número de publicações subiu 36,67%
- O número de acessos por sessão teve aumento de 100%
- O número de usuários ativos cresceu 21,33%
- O número de acessos por dia subiu 66,69%
- O número de acessos semanais teve aumento de 66,53%
- O número de acesso a post teve crescimento de 151,79%
- O número de interações aumentou 62,54%
- O número de cliques em post subiu 23,24%
Além disso, foi observado que as empresas que mais atualizaram e produziram conteúdo durante a pandemia colheram ótimos resultados.
Os apps das empresas estudadas beneficiaram e facilitaram a comunicação com os funcionários no contexto regular de trabalho e, principalmente, em tempos de distanciamento social. Ou seja, o aplicativo se mostrou uma excelente ferramenta de divulgação e também para feedback dos colaboradores, através de curtidas e comentários.