Corpo em movimento: um guia completo de atividade física

Material produzido por comitê científico traz orientações para todos os públicos

Você sabia que atividades físicas salvam cerca de 4 milhões de vidas por ano?

Isso sem falar nos ganhos em qualidade de vida a quem reserva um tempinho da semana para colocar o corpo no estado em que ele foi feito para estar: em movimento.

No Brasil, o cenário é preocupante: segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, divulgada em 2020 pelo IBGE, na população de 18 anos ou mais de idade, 40,3% foram classificados como insuficientemente ativos (ou seja, não praticaram atividade física ou praticaram por menos do que 150 minutos por semana). Com a pandemia e o distanciamento social, essa porcentagem pode ser ainda maior hoje.

Para reverter esse quadro e dar aos brasileiros um conteúdo técnico e cientificamente embasado sobre o assunto, cerca de 70 cientistas reuniram-se para a produção do Guia de Atividade Física para a População Brasileira, projeto financiado pelo Ministério da Saúde.

Trata-se do primeiro guia para promoção de atividade física no País. Fruto de um trabalho de dois anos, o material traz as melhores orientações físicas para cada ciclo da vida: crianças, jovens, adultos e idosos.

Com oito capítulos dedicados ao tema, o documento ainda aborda a educação física escolar e a atividade física para gestantes e pessoas portadoras de deficiência.

O Guia também trata sobre a frequência, a intensidade e até sobre os diferentes tipos de atividades físicas: as desempenhadas no tempo livre (quando planejada, estruturada e repetitiva, a atividade torna-se um exercício físico) e as realizadas naturalmente no cotidiano, como deslocamento e tarefas domésticas.

Toda atividade física feita de maneira adequada traz benefícios à saúde e ao bem-estar. Em outras palavras: vale tudo, só não vale ficar parado!

Clique aqui para baixar o Guia de Atividade Física para a População Brasileira.

 

Por: Felipe Fiorentino

Redação

Materias Anteriores

Que tal gastar toda a energia da turminha de forma saudável?
Confira aqui por quê a habilidade é tão importante para o mercado de trabalho
Prepare a barra de favoritos do seu navegador e confira
Usamos cookies, próprios e de terceiros, para melhorar a sua experiência de navegação. Se seguir navegando sem modificar a configuração do seu navegador, consideramos que aceita seu uso.