arquivo_v7_revisao_aprovado_ok_final.doc
Esse nome de arquivo te diz algo?
Pois é. Atravessamos nossa jornada de trabalho em meio a uma enxurrada de informações e, sem organização, não é difícil nos perdemos entre pastas, telas e arquivos. É a triste morte de nossa tão desejada produtividade…
No afã de cumprir as tarefas rapidamente e evitar o emaranhado de pastas, desenvolvemos o péssimo hábito de simplesmente despejar os arquivos em nossa área de trabalho. Alguns dias depois, nos damos conta de que o estrago já foi feito: a área de trabalho tornou-se parte da selva de dados.
Todas as vezes que você liga o computador, um misto de frustração e desespero toma conta de você subitamente. Uma possível solução é arregaçar as mangas e colocar cada coisa em seu lugar, descartando o que não tem mais utilidade.
Isso, porém, pode tomar muito tempo. Ou pode ter até o efeito contrário: certos atalhos e arquivos realmente precisam estar ao alcance do mouse de maneira rápida. O que fazer, então?
É aí que entra o Desktop Zero. Esse método consiste em esvaziar o desktop, reduzindo-o a apenas aquilo que é realmente necessário na rotina de trabalho. Colocá-lo em prática é fácil e requer apenas dois passos:
- Crie uma pasta na área de trabalho com o nome “Arquivos da área de trabalho”.
- Mova tudo da sua área de trabalho para essa pasta.
A mudança começa aqui. Na próxima semana de trabalho, você vai sentir falta de um ou outro arquivo que até outro dia estava soltinho ali, no meio da bagunça. Então, traga-os de volta para sua nova área de trabalho.
Depois de uma semana, leve tudo o que sobrou na pasta “Arquivos de área de trabalho” para os destinos que forem mais apropriados (de forma organizada, de preferência).
É incrível: ver o desktop limpinho traz uma sensação de leveza recompensadora! Não custa nada testar.
Com a correria do dia a dia, é provável que sua área de trabalho volte a ficar meio caótica. Repita o processo nessas ocasiões e seja um pouco mais feliz sempre que iniciar o computador.