Desktop Zero: como colocar ordem no caos da sua área de trabalho

Uma pasta e nada mais: isso é tudo que seu desktop precisa exibir

arquivo_v7_revisao_aprovado_ok_final.doc

Esse nome de arquivo te diz algo?

Pois é. Atravessamos nossa jornada de trabalho em meio a uma enxurrada de informações e, sem organização, não é difícil nos perdemos entre pastas, telas e arquivos. É a triste morte de nossa tão desejada produtividade…

No afã de cumprir as tarefas rapidamente e evitar o emaranhado de pastas, desenvolvemos o péssimo hábito de simplesmente despejar os arquivos em nossa área de trabalho. Alguns dias depois, nos damos conta de que o estrago já foi feito: a área de trabalho tornou-se parte da selva de dados.

Todas as vezes que você liga o computador, um misto de frustração e desespero toma conta de você subitamente. Uma possível solução é arregaçar as mangas e colocar cada coisa em seu lugar, descartando o que não tem mais utilidade.

Isso, porém, pode tomar muito tempo. Ou pode ter até o efeito contrário: certos atalhos e arquivos realmente precisam estar ao alcance do mouse de maneira rápida. O que fazer, então?

É aí que entra o Desktop Zero. Esse método consiste em esvaziar o desktop, reduzindo-o a apenas aquilo que é realmente necessário na rotina de trabalho. Colocá-lo em prática é fácil e requer apenas dois passos:

 

  1. Crie uma pasta na área de trabalho com o nome “Arquivos da área de trabalho”.
  2. Mova tudo da sua área de trabalho para essa pasta.

 

A mudança começa aqui. Na próxima semana de trabalho, você vai sentir falta de um ou outro arquivo que até outro dia estava soltinho ali, no meio da bagunça. Então, traga-os de volta para sua nova área de trabalho.

Depois de uma semana, leve tudo o que sobrou na pasta “Arquivos de área de trabalho” para os destinos que forem mais apropriados (de forma organizada, de preferência).

É incrível: ver o desktop limpinho traz uma sensação de leveza recompensadora! Não custa nada testar.

Com a correria do dia a dia, é provável que sua área de trabalho volte a ficar meio caótica. Repita o processo nessas ocasiões e seja um pouco mais feliz sempre que iniciar o computador.

Materias Anteriores

Documento pode ser exigido em grandes eventos, estabelecimentos comerciais e entrada em países que exigem vacinação completa
Dicas imperdíveis para divertir e controlar o consumismo dos pequenos reutilizando materiais
Pacote de conteúdos da Wide Digital apoia empresas a reforçarem campanha junto a seus colaboradores
Usamos cookies, próprios e de terceiros, para melhorar a sua experiência de navegação. Se seguir navegando sem modificar a configuração do seu navegador, consideramos que aceita seu uso.