Mesmo em países em que a saúde é pública, como é o caso do Brasil, com o SUS, o acesso à exames preventivos nem sempre chega a todas as pessoas. Por isso, o Dia Mundial de Luta pela Saúde Feminina, celebrado em 28 de maio, busca conscientizar sobre a importância do alcance desses procedimentos. Além disso, chama a atenção da sociedade sobre os diversos problemas de saúde e distúrbios comuns na vida das mulheres.
Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), câncer de mama, endometriose, infecção urinária, câncer no colo do útero, fibromialgia, depressão e obesidade estão entre as principais doenças que afetam o sexo feminino, muitas porque uma importante parcela das mulheres negligencia a própria saúde, deixando de lado os exames preventivos.
A data também alerta sobre a mortalidade materna, considerado um importante indicador de qualidade de vida ofertada à população. Dados do Ministério da Saúde mostram que de 40% a 50% das causas podem ser consideradas evitáveis, o que reforça ainda mais a importância da prevenção.
Veja nossa animação de incentivo às mulheres quanto aos cuidados com a saúde e compartilhe. Essa luta é de todas e todos!