Dia Mundial de Luta pela Saúde Feminina: a importância dos exames preventivos

Nossa nova rotina, imposta pela pandemia, mudou fluxos, prioridades e até mesmo a busca por auxílio médico. Mas cuidar da saúde nunca foi tão importante quanto agora

Mesmo em países em que a saúde é pública, como é o caso do Brasil, com o SUS, o acesso à exames preventivos nem sempre chega a todas as pessoas. Por isso, o Dia Mundial de Luta pela Saúde Feminina, celebrado em 28 de maio, busca conscientizar sobre a importância do alcance desses procedimentos. Além disso, chama a atenção da sociedade sobre os diversos problemas de saúde e distúrbios comuns na vida das mulheres.

Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), câncer de mama, endometriose, infecção urinária, câncer no colo do útero, fibromialgia, depressão e obesidade estão entre as principais doenças que afetam o sexo feminino, muitas porque uma importante parcela das mulheres negligencia a própria saúde, deixando de lado os exames preventivos.

A data também alerta sobre a mortalidade materna, considerado um importante indicador de qualidade de vida ofertada à população. Dados do Ministério da Saúde mostram que de 40% a 50% das causas podem ser consideradas evitáveis, o que reforça ainda mais a importância da prevenção.

Veja nossa animação de incentivo às mulheres quanto aos cuidados com a saúde e compartilhe. Essa luta é de todas e todos!

Materias Anteriores

Saudades dessa celebração, não é mesmo? Confira nossas dicas para transformar a sua casa em um arraiá
Nós já sabemos muito sobre tecnologia e da transformação digital, mas uma nova realidade está surgindo: estamos sendo protagonistas de um mundo novo
Bonito é quando cada um pode ser e amar sem medo
Usamos cookies, próprios e de terceiros, para melhorar a sua experiência de navegação. Se seguir navegando sem modificar a configuração do seu navegador, consideramos que aceita seu uso.