Dicas de organização e pequenos reparos em casa

Manter o ambiente limpo e arrumado é fundamental para a qualidade de vida e a produtividade

Lar, doce lar… Após mais de quatro meses de isolamento social, conhecemos em detalhes cada lugar de nossa casa. E é justamente nos detalhes que notamos o que poderia ser melhorado. Talvez o espaço da cozinha necessite de uma nova configuração, o teto do banheiro de uma nova pintura… Também é uma boa hora para jogarmos fora os produtos vencidos, ou até mesmo para reformar o sofá.

Ações como essas contribuem para nosso bem-estar diário. Afinal, além de ser uma forma de nos movimentarmos, ver nosso ambiente arrumado e com tudo funcionando traz uma grande satisfação, não é mesmo? Por isso, separamos aqui algumas dicas práticas para você deixar sua casa (e sua mente) organizadas.

 

Pintura

Renovar toda a pintura ou escolher uma entre as quatro paredes de nossa sala para repaginar o visual, com uma cor vibrante ou um tom mais claro. A tonalidade escolhida é capaz de modificar a percepção espacial do ambiente, tornando-o mais espaçoso ou mais aconchegante. Se for de seu agrado, também vale tentar investir em um papel de parede, ou até mesmo pintar as portas e janelas da casa.

 

Guarda-roupa

Que tal aproveitar essa fase para organizar seu guarda-roupa? Uma recomendação dos especialistas é separar as peças em pilhas, de acordo com o que você pretende fazer (desapegar, reparar, lavar, guardar). Depois, vale muito a pena procurar campanhas do agasalho em sua região e doar as roupas que você não usará mais.

 

Faxina

A limpeza pesada de alguns ambientes é algo cansativo e demorado, mas necessário. Para esta tarefa é interessante colocar uma playlist animada e convidar toda a família: além de uma oportunidade de interação, a participação de todos evita que apenas uma pessoa fique sobrecarregada com os serviços domésticos e ainda serve como forma de conscientizar os mais jovens sobre a importância de manter a casa limpa e arrumada.

 

Gavetas

Poucas coisas incomodam tanto quanto uma gaveta bagunçada, concorda? Geralmente, costumamos largar nelas todo tipo de objetos que nunca mais utilizaremos. Agora pode ser o momento certo de colocar ordem nesses compartimentos. Aqui vai uma dica muito útil: divisores podem te ajudar a manter a organização dos itens. Experimente!

 

Pequenos reparos

Aqui, partimos da suposição de que você não deve ser nenhum especialista em manutenções, certo? Não tem problema. Há uma série de coisas que, mesmo com pouco conhecimento, podemos resolver: trocar uma lâmpada, corrigir pequenos buracos na parede com gesso, trocar o miolo da fechadura, arrumar uma prateleira, resolver um vazamento simples… O importante é pesquisar o assunto antes de fazer e tomar muito cuidado, especialmente quando envolve a parte elétrica ou altura.

 

Tire fotos

Uma boa maneira de manter a motivação é tirar fotos do ambiente antes das intervenções e depois. Ver o resultado após o esforço é recompensador!

 

Sem pressão

Isso é o mais importante: se você encarar essas atividades como obrigação ou como um aborrecimento, tudo se tornará mais árduo e desagradável. Tente focar nos resultados e na satisfação que eles trarão. Reunir todo mundo da casa e aproveitar os trabalhos domésticos como um momento de interação é o segredo para manter a casa em ordem sem estresse.

Materias Anteriores

Que tal gastar toda a energia da turminha de forma saudável?
Confira aqui por quê a habilidade é tão importante para o mercado de trabalho
Prepare a barra de favoritos do seu navegador e confira
Usamos cookies, próprios e de terceiros, para melhorar a sua experiência de navegação. Se seguir navegando sem modificar a configuração do seu navegador, consideramos que aceita seu uso.