Dicas para o uso saudável das redes sociais

Usando bem, que mal tem?

A utilização de redes sociais está cada vez mais ligada à nossa rotina. Através desses sites e aplicativos, compartilhamos momentos de nossas vidas, mantemos contato com antigos e novos conhecidos, expressamos nossas opiniões e convivemos com outros pontos de vista.

Não há nada de errado com isso – desde que você consiga identificar e traçar limites. Para te ajudar a fazer o uso mais saudável possível dessas plataformas, separamos algumas dicas simples. Confira:

 

Verifique seu tempo de uso

É importante para sua saúde não passar o dia todo (ou parte muito grande dele) com o celular nas mãos. Sabia que o Facebook e o Instagram possuem um recurso que monitora o tempo de uso? A ferramenta envia um aviso ao atingir o limite de horas que você mesmo estipula.

 

 

Durma sem o celular

Deixar o dispositivo em outro cômodo ou pelo menos um pouco mais longe da cama vai te ajudar a pegar no sono e desligar por completo. Sua noite de sono agradece.

 

 

Desative os alertas sonoros

Essa dica simples vai te ajudar a controlar sua ansiedade e evitar o impulso de checar as redes sociais o tempo todo.

 

 

Dê um tempo

Assim como uma nova dieta alimentar, deixar de lado o celular é um desafio e tanto. Mesmo assim, você deve tentar. Comece durante o jantar e, a partir daí, estenda para outros momentos do seu dia.

 

 

Faça uma limpa

Você não precisa deixar de seguir familiares, amigos ou colegas de trabalho, mas, se você fizer uma avaliação minuciosa, com certeza existem páginas e outros perfis que não fariam falta em seu dia a dia on-line.

 

 

Tenha outros passatempos

Precisamos de algo que nos desconecta de nossa rotina virtual. Encontrar uma atividade prazerosa fora da tela do smartphone e do computador pode mudar o seu dia. Por isso, se você perceber que abandonou seus passatempos preferidos, como praticar esportes, cozinhar, desenhar e escrever, para ficar apenas nas redes sociais, é hora de reavaliar o uso.

 

Não se importe tanto com curtidas e comentários

A vida é muito mais que likes e comentários. Não construir expectativas em torno desse mecanismo pode evitar uma série de frustrações desnecessárias. Infelizmente, muita gente faz da internet um tribunal e destila ódio gratuito por aí. Não caia nessa. Relaxe e aproveite o melhor do mundo virtual.

Materias Anteriores

Que tal gastar toda a energia da turminha de forma saudável?
Confira aqui por quê a habilidade é tão importante para o mercado de trabalho
Prepare a barra de favoritos do seu navegador e confira
Usamos cookies, próprios e de terceiros, para melhorar a sua experiência de navegação. Se seguir navegando sem modificar a configuração do seu navegador, consideramos que aceita seu uso.