Se para um adulto é difícil lidar com a pandemia e o isolamento, imagine para as crianças, não é mesmo? Muitas não entendem o motivo de não poder mais ir à escola ou encontrar os amigos. Com isso, os pais precisam saber como tranquilizá-los. Veja alguns tópicos que podem te ajudar:
Compreensão
Crianças respondem ao estresse de maneiras diferentes: ficando mais apegadas, retraídas, irritadas ou até fazendo xixi na cama. Seja solidário, escute suas preocupações e dedique atenção e compreensão.
Amor
As crianças precisam de amor e atenção extra dos adultos em tempos difíceis. Tranquilize-as, escute e converse abertamente.
Conexão
Procure, na medida do possível, manter a criança próxima daqueles que sempre cuidam dela. No caso de necessidade de separação, como em uma hospitalização, mantenha contato regular por telefone ou chamada de vídeo.
Rotina
Mantenha rotinas e horário regulares tanto quanto possível. Ajude a criança a criar novos horários de estudo, mas assegure a ela que haverá tempo para brincar e relaxar também.
Comunicação
Deixe claro que elas podem fazer perguntas e explique, usando linguagem sincera e apropriada, os riscos da Covid-19, sem causar ansiedade.
Emoções
Garanta que as crianças estão seguras e podem se expressar. É normal se sentirem tristes ou com medo, e falar sobre isso pode fazer com que se sintam amparadas.
Veja também: o Ministério da Saúde divulgou um vídeo sobre o tema. Confira!