Estresse infantil: como evitar?

Saiba como lidar com os pequenos de forma leve nesse momento

Se para um adulto é difícil lidar com a pandemia e o isolamento, imagine para as crianças, não é mesmo? Muitas não entendem o motivo de não poder mais ir à escola ou encontrar os amigos. Com isso, os pais precisam saber como tranquilizá-los. Veja alguns tópicos que podem te ajudar:

Compreensão
Crianças respondem ao estresse de maneiras diferentes: ficando mais apegadas, retraídas, irritadas ou até fazendo xixi na cama. Seja solidário, escute suas preocupações e dedique atenção e compreensão.

Amor
As crianças precisam de amor e atenção extra dos adultos em tempos difíceis. Tranquilize-as, escute e converse abertamente.

Conexão
Procure, na medida do possível, manter a criança próxima daqueles que sempre cuidam dela. No caso de necessidade de separação, como em uma hospitalização, mantenha contato regular por telefone ou chamada de vídeo.

Rotina
Mantenha rotinas e horário regulares tanto quanto possível. Ajude a criança a criar novos horários de estudo, mas assegure a ela que haverá tempo para brincar e relaxar também.

Comunicação
Deixe claro que elas podem fazer perguntas e explique, usando linguagem sincera e apropriada, os riscos da Covid-19, sem causar ansiedade.

Emoções
Garanta que as crianças estão seguras e podem se expressar. É normal se sentirem tristes ou com medo, e falar sobre isso pode fazer com que se sintam amparadas.

Veja também: o Ministério da Saúde divulgou um vídeo sobre o tema. Confira!

Materias Anteriores

Que tal gastar toda a energia da turminha de forma saudável?
Confira aqui por quê a habilidade é tão importante para o mercado de trabalho
Prepare a barra de favoritos do seu navegador e confira
Usamos cookies, próprios e de terceiros, para melhorar a sua experiência de navegação. Se seguir navegando sem modificar a configuração do seu navegador, consideramos que aceita seu uso.