Saiba como lidar com o seu pet no fim do home office

Veterinários explicam como ajudar seu animal a passar por essa fase de transição sem traumas

Quem possui um pet em casa teve companhia garantida durante o trabalho remoto. Porém, cerca de 35% dos empresários brasileiros estimam que os profissionais de suas empresas retornem ao trabalho presencial entre setembro e dezembro deste ano, segundo uma pesquisa realizada pela KPMG.

Isso quer dizer que o animal de estimação terá que se acostumar com a nova rotina, sem o dono por perto. Segundo o veterinário Marcio Andrioni, o pet repara essa diferença:

– O animal passou a ter uma nova rotina e agora vai voltar com a antiga, então ele pode sentir falta do dono. Quando a pessoa estiver em casa deve dar atenção ao pet, passear com ele e se mostrar presente – diz.

De acordo com a veterinária Luciana Silveira, os animais podem ficar deprimidos ou sofrer de ansiedade de separação. Com isso, quem está voltando a trabalhar presencialmente pode tentar amenizar essa mudança:

– Uma forma simples e fácil de tentar minimizar o impacto para o animal é estabelecer um tempo de separação entre humanos e pets durante o dia, em ambientes separados da casa, ainda durante a quarentena. Assim, eles vão se acostumando a não ter o humano perto o tempo todo, sabendo que daqui a pouco vão poder brincar e curtir juntos novamente – explica.

Já para preencher o tempo que o animalzinho fica sozinho, a profissional indica brinquedos interativos, daqueles que liberam comida, ou petiscos para roer (para cães), que ajudam a distrair e diminuir o estresse.

Veja também: enriquecimento ambiental: como entreter seus pets em tempos de isolamento social

Materias Anteriores

Que tal gastar toda a energia da turminha de forma saudável?
Confira aqui por quê a habilidade é tão importante para o mercado de trabalho
Prepare a barra de favoritos do seu navegador e confira
Usamos cookies, próprios e de terceiros, para melhorar a sua experiência de navegação. Se seguir navegando sem modificar a configuração do seu navegador, consideramos que aceita seu uso.