Trabalhar em um computador lento, que congela a cada troca de página ou software aberto, não é apenas improdutivo: é enlouquecedor. Não é? Na maioria dos casos, porém, as pobres máquinas apresentam esse desempenho fraquinho por nossa própria culpa.
Para se livrar dessa dor de cabeça, confira, a seguir, algumas dicas simples de como você pode dar um up na performance do seu computador:
Limite os aplicativos de inicialização
Seu computador leva uma infinidade para inicializar? Através do Gerenciamento de Tarefas, você confere quais programas são executados enquanto a máquina está ligando. Se tiver problemas com isso, desative todas as aplicações que não são necessárias na inicialização.
Limpe seus Cookies e Caches
Limpar cookies, caches e dados dos navegadores web de tempos em tempos é um passo importante para evitar a desaceleração do computador.
Desfragmente o disco
Quando você salva um novo arquivo ou instala um novo programa, o sistema operacional grava os dados no primeiro local vazio encontrado. A ferramenta de desfragmentação de disco agrupa os “pedaços” de arquivos no mesmo local, otimizando o desempenho.
Mantenha o antivírus ativo
Vírus e malwares também podem estar por trás da lentidão do computador. Está vendo? Tá aí mais um motivo para deixar seu antivírus trabalhar 24×7 e fazer escaneamentos regularmente.
Desinstale programas desnecessários
Um dia, você baixou um programa que prometia facilitar sua rotina. Esse dia passou e o aplicativo ficou esquecido em alguma pasta. Quem sofre com isso? O computador! Por isso, faça uma varredura e desinstale as aplicações que você não utiliza. Uma boa dica é usar a nuvem: hoje, muitos softwares podem ser acessados diretamente dela, economizando espaço em sua máquina.
Faça limpezas periódicas
Pense no seu computador como se fosse sua casa: o que aconteceria se você abandonasse a faxina, deixando as coisas desorganizadas e os ambientes sujos? Exatamente: o caos! Então, adote o hábito de, uma vez por mês, analisar suas pastas e deletar documentos, fotos e vídeos que não terão mais utilidade. Novamente, recorra à nuvem para deixar o disco rígido o mais livre possível. Ao final, não se esqueça de esvaziar a lixeira.