Transpiração e inspiração: como destravar sua criatividade

Às vezes as ideias precisam de um empurrãozinho para sair

Se você já assistiu ao filme “Shakespeare Apaixonado”, sabe bem que até o grande poeta e dramaturgo inglês ficou “travado” na hora de colocar a pena no papel. Pois é, o tal do bloqueio criativo não escolhe suas vítimas: todos nós, em algum momento, passaremos pela desagradável experiência de não conseguir criar.

Mesmo assim, existem alguns hábitos e técnicas capazes de romper o bloqueio e recolocar seu processo criativo – independentemente da área, afinal, criatividade é importante para todos – no caminho certo. Confira:

 

Leia

Pode ser uma notícia sobre ciência, uma revista antiga, aquele e-book que você comprou para estudar, um livro clássico que você nunca leu… Não importa, está aqui a melhor forma de adquirir referências e melhorar o seu desenvolvimento criativo.

 

Pense como uma criança

Não há nada como a imaginação de uma criança. Elas imaginam mundos, criam novas brincadeiras, agem sem medo de julgamento. Então, quando estiver passando por um momento de pouca inspiração, pense como uma criança e, mais importante: não se julgue tanto.

 

 

Organize

Ambientes arrumados são nossos aliados em qualquer tipo de processo criativo. Organizar seu espaço faz você organizar pensamentos. Enquanto coloca tudo em ordem, anote todas suas as ideias.

 

Explore novas músicas

Ouvir música é uma das coisas mais prazerosas da vida, não é? Por que se limitar às mesmas de sempre, então? Navegue por gêneros e estilos e descubra novas sonoridades com a mente aberta.

 

 

Assista a filmes e séries

Filmes e séries são excelentes fontes de inspiração. Para diversificar, busque por temas e gêneros que não costuma assistir. Preste atenção na fotografia, nas cores, na direção de arte, no roteiro. É um mundo de muitas possibilidade e novidades.

 

Mude

Tente criar uma nova rotina. Faça algo que não costuma estar em seus planos. Sair da sua zona de conforto pode ser a melhor das inspirações.

 

Pratique

Você precisa colocar suas ideias em prática. Seja para o trabalho, para o seu hobbie ou para as coisas mais simples do seu dia a dia, criar um hábito pode mudar sua rotina para sempre e ser o seu maior aliado em todos os processos criativos.

 

Dê um tempo com o perfeccionismo

Se você não está conseguindo sair do zero na hora de criar, este pode ser o conselho mais valioso. Abraçar sua imperfeição permite que você comece a caminhar. O trabalho pode ser revisto depois, com calma e um novo olhar.

Materias Anteriores

Documento pode ser exigido em grandes eventos, estabelecimentos comerciais e entrada em países que exigem vacinação completa
Dicas imperdíveis para divertir e controlar o consumismo dos pequenos reutilizando materiais
Pacote de conteúdos da Wide Digital apoia empresas a reforçarem campanha junto a seus colaboradores
Usamos cookies, próprios e de terceiros, para melhorar a sua experiência de navegação. Se seguir navegando sem modificar a configuração do seu navegador, consideramos que aceita seu uso.