Os benefícios do xadrez para sua carreira – e como aprender em casa

Jogo de tabuleiro voltou ao mainstream após sucesso de “O Gambito da Rainha” e pode fazer muito bem ao nosso cérebro

O xadrez está de volta à moda. Não falamos aqui do estilo de roupas, mas do jogo mesmo. O esporte, que tem sua origem em meados do século VI, foi visto durante muito tempo como “coisa de velho”, ou até mesmo algo maçante e monótono.

Porém, a minissérie da Netflix, “O Gambito da Rainha”, quebrou alguns desses estigmas e trouxe à tona a importância que esse jogo de tabuleiro pode ter para nossa mente – e, consequentemente, para nossa carreira.

 

Benefícios do xadrez

Em primeiro lugar, é importante notar que uma partida de xadrez exige concentração. O hábito de duelar no tabuleiro incentiva a ter uma visão mais concentrada e focada dos desafios e problemas a serem resolvidos.

Nesse ponto, duas outras características surgem como demanda natural de uma partida de xadrez: flexibilidade e criatividade. É comum montar estratégias e planos de ação, mas conforme seu oponente muda as posições das peças e executa o próprio plano de jogo, é importante que você seja flexível na sua abordagem e use sua criatividade para contornar a proposta do oponente e tenha chances de vencer o duelo.

Tudo isso deságua em um momento de decisão. Na verdade, são vários. São decisões consecutivas até o fim do jogo e isso estimula nossa visão de uma maneira mais completa dos desafios e nos faz estar mais preparados para escolher mais acertada e assertivamente.

 

Aprendendo a jogar com apps

A vida profissional, muitas vezes, é como um grande jogo de xadrez, pois sem concentração, flexibilidade, criatividade e boas tomadas de decisão, você não chega muito longe. Por isso, aqui vão algumas dicas de apps grátis que podem te iniciar no fascinante mundo enxadrístico.

  • Xadrez Jogar e Aprender – o aplicativo da Chess.com é leve e com gráficos simples, mas que permite partidas online e ainda conta com ensinamentos de jogadas e as táticas.
  • Xadrez – o app da Chess Prince conta com gráficos em 2D e 3D e um visual mais sofisticado, com sete temas diferentes e 10 níveis de dificuldade, para uma progressão do jogador.
  • Chess Free – o jogo da Al Factory Limited é um dos melhores avaliados e conta com uma opção de “Chess Tutor”, que dá recomendações de peças a serem mexidas para ensinar as melhores jogadas ao iniciante.
  • Táticas no Xadrez – o app da Chess King talvez seja um dos mais interessantes para quem quer aprender a jogar. Com dicas gráficas, refutações de erros e aulas teóricas, esse aplicativo pode ser a porta de entrada ideal ao mundo do xadrez.
  • Chess – O jogo da CanaryDroid também é muito bem avaliado nas lojas de aplicativos e com uma jogabilidade fácil e agradável, além de bons gráficos 3D e ainda conta com um salvamento automático da partida quando o celular recebe uma ligação ou você sai do aplicativo.

Materias Anteriores

Premiação trouxe as melhoras séries e programas televisivos de 2020
O Rio está completando 456 anos e, para homenagear a cidade maravilhosa, separamos algumas dicas de colaboradores da Wide de points para atividades ao ar livre super instagramaveis e onde é possível se divertir em segurança. Confira.
Gestora em RH compartilha ideias sobre questões inclusivas nas organizações