Sem “tilt”: dicas para melhorar o desempenho do seu computador

Procedimentos e hábitos simples nos permitem extrair o máximo da máquina

Trabalhar em um computador lento, que congela a cada troca de página ou software aberto, não é apenas improdutivo: é enlouquecedor. Não é? Na maioria dos casos, porém, as pobres máquinas apresentam esse desempenho fraquinho por nossa própria culpa.

Para se livrar dessa dor de cabeça, confira, a seguir, algumas dicas simples de como você pode dar um up na performance do seu computador:

 

Limite os aplicativos de inicialização

Seu computador leva uma infinidade para inicializar? Através do Gerenciamento de Tarefas, você confere quais programas são executados enquanto a máquina está ligando. Se tiver problemas com isso, desative todas as aplicações que não são necessárias na inicialização.

 

Limpe seus Cookies e Caches

Limpar cookies, caches e dados dos navegadores web de tempos em tempos é um passo importante para evitar a desaceleração do computador.

 

Desfragmente o disco

Quando você salva um novo arquivo ou instala um novo programa, o sistema operacional grava os dados no primeiro local vazio encontrado. A ferramenta de desfragmentação de disco agrupa os “pedaços” de arquivos no mesmo local, otimizando o desempenho.

 

Mantenha o antivírus ativo

Vírus e malwares também podem estar por trás da lentidão do computador. Está vendo? Tá aí mais um motivo para deixar seu antivírus trabalhar 24×7 e fazer escaneamentos regularmente.

 

Desinstale programas desnecessários

Um dia, você baixou um programa que prometia facilitar sua rotina. Esse dia passou e o aplicativo ficou esquecido em alguma pasta. Quem sofre com isso? O computador! Por isso, faça uma varredura e desinstale as aplicações que você não utiliza. Uma boa dica é usar a nuvem: hoje, muitos softwares podem ser acessados diretamente dela, economizando espaço em sua máquina.

 

Faça limpezas periódicas

Pense no seu computador como se fosse sua casa: o que aconteceria se você abandonasse a faxina, deixando as coisas desorganizadas e os ambientes sujos? Exatamente: o caos! Então, adote o hábito de, uma vez por mês, analisar suas pastas e deletar documentos, fotos e vídeos que não terão mais utilidade. Novamente, recorra à nuvem para deixar o disco rígido o mais livre possível. Ao final, não se esqueça de esvaziar a lixeira.

Materias Anteriores

Algumas dicas simples para curtir o melhor do calorzão
O primeiro mês do ano é dedicado aos cuidados com a saúde mental, mas deve seguir por todo o ano
Jogo de tabuleiro voltou ao mainstream após sucesso de “O Gambito da Rainha” e pode fazer muito bem ao nosso cérebro