Metodologias Ágeis: saiba como otimizar a maneira de trabalhar

Técnicas buscam formas de acelerar entregas durante o desenvolvimento de projetos

A metodologia Ágil veio em prol de uma era de mudanças com velocidade exponencial. Uma pesquisa da Mckinsey apontou que 5 anos de inovação e revolução que viveríamos pela frente foram antecipados no mundo todo em menos de 5 meses.

Para o professor de Lean, Inovação e Gestão Israel Almondes, os métodos ágeis vieram para organizar um mapa mental veloz, de forma a simplificar e uniformizar as práticas necessárias para clarificar processos:

– Ágil é um drive mental, uma chavinha em sua cabeça que precisa ser acionada pra compreender que não adianta aprender sobre metodologias ou frameworks metodológicos sem mudar uma chave mental, no que chamamos de “mindset ágil” – explica.

Segundo ele, existe um acrônimo que retrata e ajuda a entender esse mundo, chamado de VUCA, cujas iniciais são V de Volatility, U de Uncertainty, C de Complexity e A de Ambiguity, ratificando um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo:

– Existe uma confusão entre ser ágil e ser rápido. A metodologia ajuda a gerar valor rapidamente e estar sensível e adaptável às mudanças que acontecem durante o desenvolvimento de um trabalho – esclarece.

Israel ressalta que união da equipe, ritmo sustentável, entrega de valor e auto-organização fazem parte da essência do manifesto Ágil:

– Recomendo o uso das ferramentas Ágeis nos processos para o profissional não ficar para trás. As organizações já estão vivendo o Ágil em suas rotinas, pois é uma mudança de mindset, um caminho sem volta – diz.

Confira alguns benefícios da metodologia:
– Cooperação entre equipes
– Maior controle sobre custos e prazos
– Alinhamento com os clientes
– Redução de falhas

Materias Anteriores

Por Amanda Gonçalves*
Com algum esforço e um pouco de organização, você pode colocar sua vida financeira nos trilhos
Confira nossa lista e prepare a pipoca!