Alimentação saudável no ambiente de trabalho

Ter horários certos para comer ajuda a manter uma boa rotina alimentar

Ter uma alimentação saudável é crucial para o bom funcionamento do cérebro, além de impactar o humor, a produtividade e a saúde de forma integral. Por isso, é preciso prestar atenção também no que é consumido durante as horas de expediente.

Na correria do trabalho estamos sempre fazendo refeições ou lanches rápidos. A nutricionista Bruna Davel indica que você opte por alimentos integrais e recomenda que os lanches e refeições sejam preparados em casa para ter mais controle sobre o que está sendo consumido ao longo do dia.

Os lanches rápidos podem ser feitos por meio da ingestão de frutas que não precisam de refrigeração. Outra opção está na classe das oleaginosas, como castanhas de caju e do Pará, nozes e amendoim, que promovem grande sensação de saciedade.

Entre uma reunião e outra você pode acabar esquecendo de comer, por isso mantenha os mesmos horários para fazer as refeições, o que ajuda o organismo a criar memória de rotina. Assim, ele aprende a pedir por comida nos horários que aprendeu que são os corretos.

Se ele entender que nós ficamos um grande espaço de tempo sem comer novamente, ele entra em um estado de emergência: “eu não sei quando vou comer de novo, então vou armazenar tudo que eu puder pra que não me falte”. Esse armazenamento que o organismo faz é converter tudo em gordura e depositar principalmente na área da barriga. – explica Bruna.

Fique ligado nos rótulos das embalagens

É importante que você saiba o que está comendo e para isso tem que ler os rótulos dos alimentos que vai comprar e consumir. Muitas vezes embalagens dizem que estão oferecendo um determinado tipo de produto quando na verdade não estão.

“Os ingredientes estão listados da maior quantidade para a menor quantidade na embalagem, isso significa que o alimento que estiver em primeiro lugar na lista é o ingrediente de maior concentração.” – alerta a nutricionista.

Exemplo: Pão integral – Se o primeiro ingrediente dessa lista que está na embalagem não for “farinha de trigo integral”, esse pão não pode ser considerado integral.

E aí, qual o seu lanchinho de hoje?

Materias Anteriores

O avanço da vacinação contra a Covid-19 e queda dos casos está fazendo com que as empresas retornem às atividades presenciais, mas essa decisão tem sido motivo de preocupação para muitos
Data evidencia desigualdades e violências ainda existentes em nossa sociedade
Wide lança campanha de incentivo ao cuidado pessoal e prevenção do câncer de próstata
Usamos cookies, próprios e de terceiros, para melhorar a sua experiência de navegação. Se seguir navegando sem modificar a configuração do seu navegador, consideramos que aceita seu uso.