Dicas de gestão: planejamento eficiente para seu time

Temos equipes menores e não necessariamente menos trabalho. Por isso, um líder de excelência deve saber definir as atividades de cada pessoa de forma muito criteriosa


Certamente uma das principais características das companhias em tempos atuais é a manutenção de equipes o mais enxuta possíveis, formadas por profissionais multitarefas e, muitas vezes, trabalhando a distância.

Cada vez mais as organizações buscam eficiência e produtividade em equipes menores. Assim, a definição das atividades de cada pessoa precisa ser muito criteriosa.

Segundo o renomado estudioso em gestão Jim Collins, entre todas as medidas para uma empresa ter bons resultados, a mais importante é “contar com uma equipe impecável”.

Pensando nisso, listamos abaixo algumas sugestões para gestores que podem ajudar no planejamento de atividades para um projeto:

1. Analise e entenda o que é essencial. Essa definição deve levar em conta questões estratégicas do negócio e, se possível, automatização de processos.

2. Ao distribuir tarefas lembre-se de considerar que os profissionais tenham tempo suficiente para atividades que vão além da rotina, como pensar em estratégias e novas soluções para problemas antigos.

3. Cada profissional tem aptidões diferentes. É fundamental que o líder, mesmo à distância, acompanhe o trabalho de cada um para descobrir o que cada colaborador tem de melhor e dividir as tarefas com base nessas características.

4. Estabeleça no planejamento marcos que te permitam saber o que está ocorrendo. Assim, é possível colaborar no andamento dos trabalhos antes de que algum erro possa acontecer e corrigir possíveis falhas ao longo do processo.

5. Quando o gestor cria um ambiente favorável à criatividade e inovação, é importante ter em mente que erros acontecem e devem ser tolerados, desde que dentro de um limite pré-determinado.

6. Se necessário, conte com parceiros especializados. Assim os talentos da sua equipe ganham tempo para ações mais relevantes.

7. O primeiro passo para ter um time de alto desempenho é atrair os melhores profissionais. Por isso, a seleção tem papel fundamental na formação de equipes focadas em qualidade e eficiência.

8. Reavalie. É papel de um bom líder saber com clareza os objetivos da sua área e as tarefas e metas do seu time, mas isso não é tudo. Ao final de cada projeto, é importante reunir a equipe para parabenizar e ajustar possíveis pontos de falha, como forma de atingir as próximas metas.

Materias Anteriores

Que tal gastar toda a energia da turminha de forma saudável?
Confira aqui por quê a habilidade é tão importante para o mercado de trabalho
Empresas têm investido e aproveitado a dinâmica do formato para gerar conversas mais horizontais, informar audiências diferentes e criar diálogos mais próximos das pessoas
Usamos cookies, próprios e de terceiros, para melhorar a sua experiência de navegação. Se seguir navegando sem modificar a configuração do seu navegador, consideramos que aceita seu uso.