De acordo com o relatório sobre o estado do local de trabalho americano da Gallup, empresas com equipes motivadas apresentam rentabilidade 21% maior, produtividade 17% maior, indicadores de satisfação do cliente 10% maiores e ausência 41% menor do que empresas com funcionários menos engajados.
Algumas estratégias acabam desenvolvendo uma maior motivação da equipe, como os exemplos:
– Reconheça os esforços da equipe e comemore as vitórias: um pouco de reconhecimento ajuda muito quando se trata de motivação.
– Resista ao impulso de microgerenciar: você contratou sua equipe porque acreditava na capacidade dela de fazer o trabalho, então deixe-a fazer.
– Pergunte o que sua equipe precisa para aumentar a motivação: cada equipe é diferente, portanto o que funciona para umas pessoas pode não funcionar para outras e eles saberão te direcionar.
– Ofereça a seus colaboradores a oportunidade de crescimento: essas oportunidades ajudam os trabalhadores a se sentirem importantes na organização.
– Utilize uma forte plataforma de comunicação interna: ter uma ferramenta que permita que os funcionários compartilhem histórias, fotos, vídeos, documentos, etc, faz a diferença quando se trata de engajamento de equipes.
Manter a motivação em alta traz benefícios para a empresa e para o colaborador. Vamos motivar juntos?