Sabemos que quando se trata de negócios o foco principal é a qualidade do produto, mas é preciso também entender a fundo os motivos do consumidor realizar uma compra. De acordo com a pesquisa PMI’s Pulse of the Profession, 73% das organizações globais utilizam metodologias para gerenciar seus projetos.
A metodologia “Jobs to be done” tem como base a frase “produtos para realizar serviços” e na tradução literal “trabalho a ser feito”. Ela nada mais é do que uma ajuda para tornar o marketing mais eficiente e a inovação mais lucrativa.
O consumidor não compra um produto ou serviço pelo que ele é, mas pela tarefa que ele cumpre. E é nesse quesito que a metodologia entra, para enxergar por outra perspectiva uma estratégia baseada nessa nova visão.
Pensando nisso, e em como o cenário do mercado atual exige cada vez, trouxemos 4 dicas para te ajudar a pensar em uma estratégia de inovação.
Necessidades em maior ou menor grau
Identifique se as necessidades do consumidor estão sendo atendidas. O cliente deve estar no centro da estratégia. Com esse processo você consegue se basear em dados e não suposições.
Novos produtos ou serviços
Quando identificar as necessidades do consumidor que não foram atendidas, procure criar produtos ou serviços que ajudem a preencher esse vazio que o mercado não supriu.
Encontre segmentos pouco explorados
Dentro de um grupo de pessoas com um mesmo trabalho existem diferentes segmentos com necessidades específicas a serem atendidas. Aproveite o gancho de uma e mude o ponto de vista.
Use a tecnologia a seu favor
Encontre formas diferentes de utilizar ferramentas e tecnologias que já existem para resolver problemas, até então, sem solução. Inovação não é apenas criar algo do nada, mas também aprimorar ideias.