Mindfulness: O que é e benefícios da prática na vida profissional

Você consegue focar sua concentração na realização de tarefas comuns, como tomar banho ou escovar os dentes? Pois saiba que a “atenção plena” está mudando a vida pessoal e profissional de muitas pessoas


Nossa mente é cheia de distrações. Geralmente, enquanto você caminha ou toma café da manhã já está pensando na agenda cheia que tem no dia que vem pela frente, certo? Um estudo da Universidade de Harvard concluiu que durante 47% do tempo nossa mente está distraída e vagando.

E a mesma coisa pode acontecer quando estamos trabalhando. Você está montando uma planilha, mas lembra a todo momento que precisa marcar um médico, pagar uma conta e fica olhando cada notificação que chega no celular? Os profissionais de psicologia chamam isso de “falta de consciência do momento presente”.

O problema é que esses hábitos podem fazer com que você perca momentos importantes da vida e gerar uma carga absurda de estresse e ansiedade, além de comprometer sua produtividade.

E será que tem solução?

A prática de Mindfulness vem sendo amplamente difundida dentro e fora de grandes corporações, ajudando milhares de pessoas a se destacarem em suas carreiras. Trata-se de um conjunto de técnicas de concentração que pode ajudar qualquer pessoa a focar no momento presente, tornando suas mentes mais despertas e saudáveis.

Entre os adeptos da prática estão Gisele Bündchen, Oprah Winfrey e até Warren Buffet, um dos homens mais ricos do mundo. É fácil encontrar livros e até aplicativos que podem te ajudar na prática, que pode levar menos de 15 minutinhos do dia. E vale o aviso: no início o Mindfulness é desconfortável, mas depois de um tempo é transformador.

Como o Mindfulness pode ajudar sua carreira?

1. No campo do autocontrole

A prática te ajuda a perceber seu estado emocional, motivações e intenções. Saber como você se sente e o motivo de seus impulsos pode evitar a tomada de decisões erradas.

2. Nos campos da empatia e paciência

O Mindfulness ajuda a reconfigurar sua mente para que você tenha consciência e lide melhor com esse tipo de sensação e emoção, te ajudando a perceber que existe uma realidade fora do seu controle.

Quando você está consciente e atento ao presente, pode canalizar sua energia em sentir empatia, ao invés de direcioná-la para o estresse ou preocupação com coisas que precisam ser feitas e que, muitas vezes, nem dependem de você.

3. No campo da produtividade

É difícil fazer o dia render quando se está com a mente no passado ou no futuro.

E qual o antídoto?

Um termo que está se tornando conhecido de quem se preocupa com desenvolvimento pessoal é o “estado de flow”, que significa fluir. É uma condição mental em que você se sente completamente envolvido na atividade que está realizando.

Não é fácil entrar nesse estado em tempos em que fazer várias coisas ao mesmo tempo é visto como diferencial e que estamos constantemente sendo distraídos por notificações e anúncios de todos os tipos. Mas com treinos de Mindfulness fica cada dia mais fácil chegar a esse momento de foco total e concentração. Assim, você produz no seu máximo!

Aí vão algumas dicas para você começar a incorporar o Mindfulness no seu dia a dia e colher os frutos:

Materias Anteriores

Ferramenta é essencial para relacionamentos que podem melhorar a rede profissional e troca de informações de mercado
Nossa homenagem para nossos exemplos de confiança e amor
Que tal gastar toda a energia da turminha de forma saudável?
Usamos cookies, próprios e de terceiros, para melhorar a sua experiência de navegação. Se seguir navegando sem modificar a configuração do seu navegador, consideramos que aceita seu uso.