O câncer de próstata é o tipo mais comum entre homens e a causa de morte para 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. O tema é urgente, especialmente porque, só no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos vítima da doença, segundo dados do Inca.
Prevenção e tratamento
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. A doença é de difícil identificação e, por isso, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco ou com mais 50 anos sem estes fatores devem ir ao urologista e realizar o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, bem como o exame de sangue PSA.
A forma de tratamento da doença dependerá de aspectos como estado de saúde atual do paciente, estágio da patologia e expectativa de vida.
Fato é que, para se prevenir, além de manter bons hábitos de alimentação e sono, ingestão de água e prática regular de atividade física, os homens precisam ter rotinas de checkups com especialistas. Você sabia que eles vivem cerca de sete anos a menos do que as mulheres? E o dado se vale de buscarem um médico apenas quando têm sintomas de doenças e não como forma de análise, prevenção e orientação.
Se você é homem, faça exames e consultas médicas regularmente. Se não é, incentive essa prática junto aos homens que te cercam. 🙂
Confira aqui uma das peças que a Wide produziu para seus clientes de comunicação digital espalharem essa mensagem: