5 dicas para alavancar sua carreira em 2021

Objetivos e sonhos, aí vou eu!

Fim de ano é época de olhar para os últimos 12 meses, revisitar momentos e absorver aprendizados – e não foram poucos em 2020 –, mas, como já diriam os mais velhos, “vamos em frente que atrás vem gente”. Então, separamos algumas dicas para você planejar seu futuro profissional em 2021.

 

  1. Avalie o presente

Antes de pensar no futuro, vale fazer um mergulho em seu momento atual, afinal, o amanhã se constrói a partir do hoje, e antecipar os primeiros passos pode fazer toda a diferença. O que você pretende para o ano que vem? O que pode fazer para começar? Situações como inscrições em cursos, ajustes de comportamento e uma análise dos caminhos possíveis dentro de sua empresa podem ser iniciadas hoje, mesmo.

 

  1. Planeje o ano

Você tem objetivos e sonhos e é claro que não vai deixar as conquistas ao acaso, certo? Por isso, dedique um tempo dos últimos dias do ano para fazer um planejamento sério. Seja em uma folha de papel ou no computador, escreva suas considerações sobre os pontos positivos e negativos de 2020 e o que você almeja para 2021. É importante não pensar demais e, principalmente, não se censurar nessa etapa. Você pode organizar as ideias na sequência, fazendo o exercício de traçar o que precisa fazer para atingir os objetivos.

 

  1. Converse

Muitas empresas realizam feedbacks periódicos e agendados, especialmente no final do ano. Aproveite esse momento. Seja você um colaborador que irá conversar com seu líder, ou vice-versa, é fundamental compartilhar impressões e dúvidas de forma respeitosa e produtiva. Tão importante quanto isso (ou até mais) é escutar a outra parte com atenção e estar aberto a comentários e sugestões para seu futuro profissional. Ter essa nova perspectiva sobre seu trabalho pode ser uma ótima ferramenta para o planejamento de 2021.

 

  1. Seja sincero

Na hora de fazer o planejamento ou de dar e receber feedbacks, a sinceridade vale muito. Porém, é preciso estar preparado para ouvir retornos negativos sem encarar como algo pessoal ou ofensivo, e também para fazer análises sinceras sobre você mesmo. Neste segundo cenário, é claro que precisamos encontrar o equilíbrio: da mesma forma como não é interessante se acomodar em suas falhas e fraquezas, também devemos evitar cobranças exageradas, que podem tomar o caminho da autossabotagem e prejudicar seu desenvolvimento.

 

  1. Pense no lado pessoal

Planejar sua vida pessoal é o complemento ideal para seu planejamento profissional. Afinal, de que adianta atingir as metas de carreira se, fora do trabalho, as coisas não vão tão bem? Uma coisa influencia a outra. Então, o que você quer fazer em 2021? Casar? Fazer aquela viagem dos sonhos? Ter filhos? Ficar mais próximo de familiares e amigos? Conecte-se com sua essência e busque inspiração para se renovar: um grande ano te espera!

Materias Anteriores

O Big Brother está em alta e ninguém fala em outra coisa. Mas sabia que o reality pode ajudar na sua carreira?
O dia segue com 24 horas, mas é possível render muito mais e tirar as metas do papel com medidas básicas
Confira filmes, documentários e séries inspiradas no mercado de Comunicação e suas divertidas peculiaridades!
Usamos cookies, próprios e de terceiros, para melhorar a sua experiência de navegação. Se seguir navegando sem modificar a configuração do seu navegador, consideramos que aceita seu uso.