A importância da inteligência emocional

Psicóloga explica como gerenciar as emoções no trabalho e dominar essa habilidade

A inteligência emocional é considerada uma das habilidades profissionais mais importantes da atualidade. Segundo uma pesquisa da Talent Smart, 90% dos profissionais com melhor performance têm altos níveis desse “diferencial”.

Com isso, a Psicóloga Clínica e Organizacional Conceição Correia trouxe algumas dicas para lidar com insegurança e insatisfação no ambiente de trabalho:

Reconheça suas emoções
A pessoa capaz de reconhecer suas próprias emoções terá plena capacidade de lidar com elas, além de automotivação, se tornando mais otimista e segura de si.

Identifique o problema
É preciso identificar em que momento você se sente inseguro e frente a quais tarefas ou atividades, além de saber o que lhe traz insatisfação e levantar possíveis causas.

Tenha um plano de ação
É necessário entender por qual fase você está passando e elaborar um plano de ação. Somente assim perceberá em quais momentos algo pode sair do controle.

Peça ajuda
Os líderes ou a empresa podem ajudar nesses momentos. O gestor deve acompanhar e incentivar o colaborador na execução das atividades e na tomada de decisões.

Reflita
A pessoa que possui controle das próprias emoções tende a ser mais bem-sucedida, mesmo diante de dificuldades, pois a principal característica é baseada no pensamento.

Materias Anteriores

Acolhida a novos colaboradores ganha destaque na estratégia de comunicação corporativa
Documento pode ser exigido em grandes eventos, estabelecimentos comerciais e entrada em países que exigem vacinação completa
Conflitos saudáveis podem fazer bem à empresa – se gerenciados corretamente pelos líderes
Usamos cookies, próprios e de terceiros, para melhorar a sua experiência de navegação. Se seguir navegando sem modificar a configuração do seu navegador, consideramos que aceita seu uso.