Dezembro Vermelho: mês reforça importância da prevenção contra o HIV

Além dos cuidados, campanha aborda assistência e promoção dos direitos das pessoas com o vírus

O calendário de meses coloridos chega ao fim com uma das campanhas mais importantes para a saúde da população. O Dezembro Vermelho chama atenção para as medidas de prevenção, assistência e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

Segundo o Boletim Epidemiológico HIV/Aids 2020, do Ministério da Saúde, atualmente cerca de 920 mil pessoas vivem com HIV no Brasil, sendo que a maioria dos casos se concentra em pessoas de 25 a 39 anos.

As orientações para prevenção começam pelo uso de preservativo durante as relações sexuais, mas vão além. Também são pontos fundamentais: a utilização de seringas e agulhas descartáveis, o uso de luvas para manipular feridas e líquidos corporais, e o teste prévio de sangue e hemoderivados para transfusão.

Às pessoas que, por algum motivo, deixaram de praticar alguns desses cuidados, recomenda-se realizar o teste de HIV e, em caso de diagnóstico positivo, iniciar o tratamento o mais rapidamente possível para evitar o adoecimento por AIDS. Isso porque HIV e Aids não são sinônimos: HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é o vírus causador da Aids, que, por sua vez, é a doença que ataca células específicas do sistema imunológico.

Ou seja, ter HIV não significa que a pessoa desenvolverá Aids. No entanto, uma vez infectada, ela viverá com o HIV durante toda a vida. Apesar de ainda não existir vacina ou cura para a infecção, há, sim, tratamento. E, além de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, o tratamento adequado faz com que o vírus HIV se torne indetectável e deixe de ser transmitido.

Apostando no poder da informação e da comunicação, compartilhamos alguns gifs e stickers (ou figurinhas) temáticos para alertar sobre a importância do diagnóstico, da prevenção e do fim do preconceito contra as pessoas vivendo com HIV. Os materiais podem ser compartilhados por diversos canais de comunicação, como WhatsApp, intranet e redes sociais, para reforçar a conscientização sobre o assunto.

 

 

 

 

 

 

Materias Anteriores

O Big Brother está em alta e ninguém fala em outra coisa. Mas sabia que o reality pode ajudar na sua carreira?
O dia segue com 24 horas, mas é possível render muito mais e tirar as metas do papel com medidas básicas
Confira filmes, documentários e séries inspiradas no mercado de Comunicação e suas divertidas peculiaridades!
Usamos cookies, próprios e de terceiros, para melhorar a sua experiência de navegação. Se seguir navegando sem modificar a configuração do seu navegador, consideramos que aceita seu uso.