Quantas vezes você já participou de uma reunião que não saiu como esperava? Para o encontro ser mais produtivo e os colaboradores não desperdiçarem tempo, listamos algumas táticas indicadas por especialistas em eficiência no ambiente de trabalho:
Seja pontual
Se a reunião tem horário de início e fim, cada minuto faz falta. O uso do tempo também influencia outras tarefas, portanto é necessário começar no horário.
Chame o grupo envolvido
Steve Jobs, fundador da Apple, ficou famoso por planejar reuniões extremamente produtivas e uma de suas técnicas primordiais era convidar apenas as pessoas relacionados ao tema de cada encontro. Com menos pessoas, todos podem contribuir mais e a troca fica mais organizada.
Faça uma ata
Tomar nota do que foi falado na reunião ajuda a lembrar o que foi discutido, montar cronogramas e delegar ações aos envolvidos.
Incentive participações
Todas as ideias podem ajudar em algum ponto. Portanto, encoraje os participantes, sem esquecer dos que estiverem remotamente.
Respeite a duração
Caso os assuntos não tenham acabado no tempo previsto, avalie a marcação de um novo encontro. Mas analise se todas as pessoas precisam ser chamadas e se o tópico pode ser resolvido individualmente.