Segundo um levantamento da consultoria Wisnet feito com executivos de gestão de pessoas brasileiros, uma das maiores preocupações das empresas é manter o engajamento à distância.
De acordo com a psicóloga e coach empresarial Marli Arruda, os gestores precisam fazer uma autorregulagem, identificando como podem atuar de forma eficiente junto à equipe, além de reconhecer as próprias dificuldades e potencialidades:
– Se o gestor tem perfil ansioso, deve ter controle para não impor prazos curtos para tarefas complexas e se preocupar sobre como o colaborador está em casa, com relação à sua estrutura, família e saúde – esclarece.
A profissional diz que deve haver cooperação com a gestão do tempo da equipe, direcionando o que é urgente e importante nos devidos prazos, assim como relacionar-se de forma mais empática e dar pequenos, porém relevantes, feedbacks sobre o desempenho dos funcionários.
Marli acrescenta que é importante manter uma comunicação assertiva entre todos da equipe, considerando as peculiaridades de cada colaborador:
– Somente sendo autêntico e respeitando a autonomia recebida para elaboração das atividades que será possível fazer um trabalho integrado, além de fazer uso da criatividade para resolução de conflitos – finalizou.