Desentendimentos fazem parte do dia a dia de uma empresa. Mesmo com um time formado por profissionais unidos e cooperativos, é inevitável que atritos venham a acontecer em qualquer tipo de relação.
Cabe ao líder, então, solucionar o problema. Fazer a gerência de conflitos é desafiador, mas um bom gestor está preparado para enfrentar os problemas de relação do time.
Confira 6 dicas para lidar melhor com os desentendimentos.
1- Comunicação em 1º lugar. Esse é o passo principal. Deixe sempre claro todos os processos, funções e, caso o conflito ocorra, esteja disposto a escutar todos os lados.
2- Seja neutro. A pior posição que o líder pode assumir em um momento de atrito é a parcialidade. Por mais difícil que possa ser, todos os membros da equipe devem se sentir vistos da mesma forma e proporção.
3- Reserve tempo para resolver o problema. Nenhuma confusão pode ser solucionada com pressa. Separe um tempo na agenda e um lugar reservado para que o diálogo possa ser feito com calma e todos possam declarar o seu ponto.
4- Não procure um culpado. O foco deve ser na solução do problema, não em culpar uma pessoa. Apontar dedos poderá dividir a equipe e diminuir a confiança no líder.
5- Seja assertivo. Lembre-se de não pestanejar na hora de tomar uma decisão. Confie nos fatos e pondere racionalmente qual seria a solução ideal.
6- Transforme o conflito em uma chance de crescimento. Esse é o momento para você, como líder, inovar e utilizar a oportunidade como uma forma de aprendizagem para todos, instruindo a converter a raiva e hostilidade em autocrítica e progresso pessoal.
Agora você pode utilizar as dicas para o engrandecimento de seu time! A falta de união torna o ambiente de trabalho desagradável, o que não é positivo pessoalmente ou profissionalmente. Seja o líder que sua equipe precisa!