Armazenar arquivos em nuvem já é uma realidade. Entretanto, apesar de todas as vantagens trazidas pelo cloud computing, alguns cuidados são necessários para aproveitar esse serviço da forma mais segura possível. Confira, a seguir, quatro dicas compartilhadas pela Porto Seguro em seu blog para reforçar sua proteção ao usar a nuvem:
1. Verifique a confiabilidade do serviço antes de armazenar na nuvem
Existem diferenças consideráveis entre os serviços, sejam eles gratuitos ou pagos. Pesquisa sobre a empresa que está oferecendo a opção em Cloud. Dependendo de sua demanda e objetivos, você pode inclusive escolher entre as modalidades de nuvem oferecidas, optando pela opção mais adequada à sua utilização.
2. Entenda as diferenças entre as nuvens e saiba optar
As nuvens costumam ser divididas em três tipos: públicas (as informações são acessadas separadamente, mas o espaço é limitado a estruturas de armazenamento e compartilhamento com outras empresas), privadas (um espaço não compartilhado dedicado a armazenar seus dados, geralmente com maior capacidade) e híbridas (combinação dos dois tipos).
É comum que uma nuvem pública ofereça até uma certa quantidade de GB e, ao se exceder esse limite, o espaço disponível deve ser aumentado para acomodar todas as informações. Além disso, costuma-se fornecer possibilidades de alugar planos diferentes, com maior armazenamento.
São algumas opções de serviços de nuvem:
3. Como manter a segurança no armazenamento em nuvens
Cuidado com senhas:
- Não use senhas óbvias e fáceis de quebrar;
- Digite a senha em todos os arquivos;
- Troque a senha regularmente e não use a mesma para todos os serviços que você acessa;
- Nunca forneça sua senha a terceiros;
- Não salve a senha no navegador da web.
Proteção de dados:
- Distribuir dados em vários compartimentos virtuais;
- Não armazene dados sensíveis, confidenciais e estratégicos na nuvem;
- Manter backup de dados;
- Quando você precisar inserir dados para qualquer operação, sempre use o software original;
- Compre apenas em sites de boa reputação;
- Verifique sempre o símbolo de “cadeado” no URL da página que solicita dados pessoais ou financeiros.
- Use um bom software antivírus e mantenha-o atualizado;
- Se possível, use criptografia de dados.
4. Conte com boas opções de restauração de dados
Embora o armazenamento na nuvem sugira um modo de manter os dados salvos em ambiente virtual, nunca está totalmente descartada a possibilidade de ocorrer alguma perda de informações.
Sendo assim, ter um serviço que garanta recuperação das informações contidas em computadores ou demais dispositivos de forma ágil é essencial para garantir maior tranquilidade e evitar problemas com a integridade dos arquivos.