Saúde mental no trabalho

Conversamos com a psicóloga Daniela Alves sobre os benefícios do suporte psicológico nas empresas

O atendimento psicológico tem se tornado cada vez mais frequente nas organizações, trazendo equilíbrio e bem-estar aos funcionários. Segundo a OMS, 18 milhões de brasileiros convivem com a ansiedade ou sofrem de depressão, o equivalente a 9,3% da população.

De acordo com a psicóloga Daniela Alves, os gestores das empresas já percebem o quanto é importante que o colaborador esteja tranquilo na vida pessoal para manter a produtividade:

-Acredito que a máxima praticada antigamente, onde era comum ouvir “não se traz problemas pessoais para o trabalho”, perde cada vez mais força. Não é possível fechar os olhos e agir de forma robotizada – esclarece.

A profissional reforça que proporcionar saúde mental e equilíbrio emocional para as equipes influencia diretamente na motivação para o trabalho e consequentemente na qualidade de produção e desempenho de um funcionário. Devido à pandemia da Covid-19, o home office, somando isolamento social, tarefas diárias e, para quem tem filhos, cuidado com as crianças, pode gerar estresse e ansiedade:

-As pessoas estão submetidas a situações particulares de inquietação, medo e outros conflitos emocionais, o que pode afetar o rendimento. O apoio psicológico a este colaborador pode ser fundamental para enfrentar essa fase e trazer a segurança, equilíbrio e bem-estar necessários – diz.

Ainda segundo a psicóloga, proporcionar esse tipo de benefício aos colaboradores desenvolve um sentimento de orgulho pelo trabalho, uma vez que os funcionários percebem o quanto a empresa se importa com eles, aumentando ou desenvolvendo o sentimento de pertencimento.

Confira mais benefícios abaixo:

Materias Anteriores

O Big Brother está em alta e ninguém fala em outra coisa. Mas sabia que o reality pode ajudar na sua carreira?
O dia segue com 24 horas, mas é possível render muito mais e tirar as metas do papel com medidas básicas
Confira filmes, documentários e séries inspiradas no mercado de Comunicação e suas divertidas peculiaridades!
Usamos cookies, próprios e de terceiros, para melhorar a sua experiência de navegação. Se seguir navegando sem modificar a configuração do seu navegador, consideramos que aceita seu uso.