Para tomar decisões em um mundo cada vez mais desafiador, é preciso cultivar o hábito da leitura, ainda mais entre gestores. Além de ser uma atividade benéfica para a saúde mental, a leitura participa do desenvolvimento de habilidades específicas, como a criatividade e o senso crítico, segundo pesquisa do Instituto do Cérebro.
Por isso, a coach especializada em liderança Janaciara Ribas, indica alguns títulos com essa temática:
Virando a própria mesa – Ricardo Semler
O livro faz uma análise da experiência vivida pelo autor em uma empresa familiar, a Semco S/A. Ele relata histórias de grandes negociações com multinacionais.
Os caminhos de Mandela – Lições de vida, amor e coragem
O livro expõe a vida de Mandela além do líder que todos conhecem. O autor mostra a forma como ele sempre lidou com questões, viveu e enxergou as coisas.
A arte da guerra – Sun Tzu
É um clássico considerado a Bíblia da estratégia. Dividido em treze capítulos, o livro é utilizado amplamente no mundo dos negócios, conquistando pessoas e mercados.
Liderança para um mundo melhor – Dalai Lama
É um encontro entre duas realidades: o budismo tibetano, Sua Santidade o Dalai Lama, e o mercado global, trazendo a ideia de um consultor de gestão.
A coragem para liderar – Brené Brown
O autor introduz o conceito de liderança com armadura e ajuda a desconstruir essa estrutura, com conselhos sobre autocompaixão e paciência.