Gamificação: saiba como otimizar o treinamento no trabalho

Metodologia busca desenvolver habilidades dos colaboradores de maneira lúdica e não-tradicional

No ambiente corporativo, a gamificação é uma metodologia inovadora, que permite que a empresa alcance um bom nível de motivação dos colaboradores. Segundo pesquisa do TalentLMS, 89% dos participantes desse formato de aprendizado se sentem mais produtivos e 88% mais felizes no trabalho.

Para a psicóloga e coach empresarial Marli Arruda, a gamificação tem como objetivo mudar o comportamento, bem como desenvolver novas habilidades e impulsionar a inovação:

– Com o treinamento imersivo, os colaboradores aprendem de forma mais rápida e eficiente. O game é elaborado de acordo com a rotina de cada empresa, deixando a experiência personalizada e promovendo memórias afetivas e engajamento, além de tornar o aprendizado divertido – diz.

Segundo a profissional, os benefícios são rapidamente visíveis para a empresa e o colaborador. O funcionário fica mais empático e assertivo e o nível de responsabilidade aumenta:

– O colaborador se sente parte do problema e da solução e, dessa forma, desenvolve habilidades importantes para lidar com as demandas e adversidades inerentes ao seu cargo ou segmento – explica.

Marli ressalta que a gamificação deve ser aplicada com responsabilidade, com profissionais experientes na construção técnica e comportamental do game. Ela lembra que os principais focos desse tipo de ferramenta são o envolvimento, a motivação e mudanças de hábitos, não apenas diversão.

Confira alguns benefícios da metodologia:
– Levar o colaborador a aprender de forma lúdica e viver uma experiência imersiva, sendo protagonista
– Desenvolver empatia e autoestima
– Conscientizar sobre responsabilidades
– Tornar a marca e os valores da empresa fortes junto ao público interno

Materias Anteriores

* por Sabrina Athie, diretora geral da Wide SP
Atividades para quem quer usar o tempo de forma produtiva
Objetivos e sonhos, aí vou eu!