Propor novas ideias no trabalho e expor pontos de vista pode ser desafiador para algumas pessoas. E, muitas vezes, a forma como algo é dito faz toda a diferença em uma apresentação ou reunião.
Conversamos com a Comunicóloga e Professora de Retórica, Maytê Carvalho, autora do livro “Persuasão – Como usar a retórica e a comunicação persuasiva na sua vida pessoal e profissional”, para falar sobre exposição de ideias no ambiente de trabalho. Confira as dicas:
1 – Use a comunicação não-violenta
Coloque fatos, observações e pedidos.
Ao invés de: “Fiquei esperando o seu retorno sobre o relatório, mas como você não falou nada, tive que mandar assim mesmo para a diretoria.”
Você pode dizer: “Eu fico mais seguro quando você olha os relatórios antes. Seria importante se você pudesse analisá-los antes que eu encaminhasse para a diretoria.”
2 – Identifique a capacidade de se responsabilizar pela fala
Ao invés de: “Você me entrega essas atividades sempre em cima da hora. Você estragou esse projeto.”
Você pode dizer: “Não consigo trabalhar com entregas em cima do prazo, gostaria de ter ao menos um dia para checagem e ajustes finais. Vocês poderiam me entregar um dia antes?”.
3 – Faça pedidos claros e específicos
Ao invés de: “Gostaria que você confiasse mais em mim”.
Você pode dizer: “Gostaria de ter a oportunidade de liderar sozinho, pela primeira vez, o projeto.”
4 – Saiba como prender a atenção da audiência
Muitas vezes o público está distraído pensando no que vai jantar, nos boletos… Por isso, é preciso capturar a atenção da audiência. Comece com um slide provocativo!
Se você se interessou pelo tema, o vídeo abaixo fala sobre esse tipo de comunicação em outras situações do cotidiano. Confira!