5 técnicas de como organizar as demandas de trabalho

Aprenda alguns métodos para gerenciar seu tempo e ser mais produtivo

Construir e seguir um cronograma de tarefas faz com que você se sinta menos estressado, além de proporcionar qualidade no tempo gasto. Uma pesquisa da Organização Internacional do Trabalho confirma que trabalhar por mais horas não significa maior rendimento e que, mais do que quantidade, o ideal é conferir qualidade ao trabalho realizado.

Por isso, separamos algumas técnicas conhecidas de como você pode gerenciar as demandas, obtendo controle sobre seus compromissos pessoais e profissionais:

Método Pomodoro
A técnica é baseada na divisão de fluxos de trabalho em intervalos de tempo, estimulando o foco e a agilidade do cérebro. As etapas consistem em listar o que precisa ser realizado, programar um cronômetro para 25 minutos e trabalhar fazendo pequenas pausas até finalizar as tarefas.

Sistema ABC de Prioridades
É o mais simples de ser aplicado. Basta marcar uma letra para cada atividade, sendo “A” para a tarefa que precisa ser feita imediatamente, “B” para aquela importante, mas que não precisa ser realizada imediatamente, e “C” para aquela que deve ser feita, mas não exige urgência.

Método Kanban
É uma técnica que consiste em agrupar tarefas por listas. Cada tarefa deve ser escrita e transferida de acordo com o andamento do processo. Exemplo: criar um quadro com listas intituladas “em andamento”, “concluído”, “iniciar” e ir posicionando tudo em cada divisão.

Gamificação
A gamificação é um método que define metas diárias de tempo e estabelece recompensas para quando as atingir. O segredo é ir dificultando o jogo para fazer com que você “suba de nível” conforme for se tornando melhor em gerir o próprio tempo.

Método GTD
A metodologia “Getting Things Done” ajuda a obter tranquilidade a partir do controle. A aplicação se dá pela seleção das tarefas que precisam de atenção, para posteriormente decidir se cada uma demanda uma ação, organizá-las de acordo com as semelhanças, fazer uma revisão e depois executá-las.

Materias Anteriores

2021 chegou com tudo e, depois de um ano tão "fora do padrão", estamos cheios de metas, certo? Veja algumas dicas para tornar tudo isso realidade
* por Sabrina Athie, diretora geral da Wide SP
Atividades para quem quer usar o tempo de forma produtiva